Albuquerque insiste: tem de haver “muito cuidado” no presente contexto de pandemia

O presidente do Governo Regional efectuou hoje uma visita às obras de ampliação do Centro de Saúde Dr. Rui Adriano de Freitas, na Nazaré. Na oportunidade, o chefe do Executivo expressou reconhecimento a médicos, enfermeiros e assistentes operacionais pelo trabalho desenvolvido ao longo dos anos, revelando, por outro lado, que “os meus filhos mais novos são utentes deste Centro de Saúde”, pelo que Albuquerque diz ser “testemunha do profissionalismo e da dedicação” dos profissionais que ali labutam. Elogiou, também, a empresa responsável pelas obras.

Referindo-se a Rui Adriano, ali presente, chamou-lhe “querido amigo” e aproveitou para criticar uma sociedade que, na sua perspectiva, “não usa a memória e dispensa o reconhecimento”.

“O Rui Adriano foi titular da pasta da Saúde durante três mandatos do Governo. E foi um homem muito importante, bem como a sua equipa, na construção do Sistema de Saúde Regional”, enalteceu.

Por outro lado, reconheceu que hoje os madeirenses não vivem numa situação de normalidade, mas de crise pandémica, pelo que voltou a insistir em que a prioridade, neste momento, é a salvaguarda da Saúde.

No momento em que se assiste a uma segunda vaga da Covid-19, em particular na Europa, enumerou alguns números graves que reflectem o número de mortos e de infectados, em vários países, que estão a tomar novamente medidas restritivas no sentido de evitar a propagação e crescimento da pandemia.

Nesse sentido, justificou a atitude de “grande precaução” adoptada pela RAM, e recomendou “muito cuidado no conjunto de atitudes profilácticas”, que têm de continuar a ser cumpridas. A reabertura da economia, insistiu, tem de continuar a ser compatível com a responsabilidade cívica. Não pode haver relaxamento na higiene, distanciamento social e uso da máscara, sobretudo em espaços fechados.

Referindo-se às escolas, reiterou a necessidade de serem tomados todos os cuidados para que não surjam surtos nas mesmas, apelando à responsabilidade de todos.