
Sílvio Mendes
A paróquia do Rosário, situada na freguesia de São Vicente vai celebrar a festa da sua padroeira no domingo 4 de outubro.
A paróquia e a comissão da festa 2020 em honra de Nossa Senhora do Rosário chegaram à conclusão que este ano não haverá arraial, mas vai acontecer o essencial da festa: o terço, o “dozenário” e missas em honra da padroeira daquela comunidade paroquial
De 22 de setembro a 2 de outubro, para a celebração do “dozenário”, a igreja abre às 18h30, sendo que às 19h30será rezado o terço e às 20 horas dá-se início à novena e missa. A igreja Entre a sexta-feira 2 de outubro e a segunda-feira, 5 de outubro, estará em funcionamento a casa de chá, com as tradicionais iguarias, sendo respeitadas todas as normas das autoridades de saúde.
O programa da festa será o seguinte:
Sábado, 3 de outubro, véspera da Festa de Nossa Senhora do Rosário:
11h30 – Abertura da igreja.
12h – Toque festivo dos sinos e o fogo do meio-dia.
18h – Limpeza e desinfeção da igreja.
18h30 – Reabertura da igreja para as celebrações e visita dos “romeiros”.
20h – Oração do terço.
20h30 – Missa vespertina solene presidida pelo pároco, Pe. Luís Miguel, com homilia pelo Pe. Marco Augusto, pároco da paróquia da Vitória-Santa Rita.
01h – Fecho da igreja, limpeza e desinfeção da mesma.
Domingo, 4 de outubro, dia da Festa de Nossa Senhora do Rosário:
8 h – Abertura da igreja para veneração da imagem de Nª Srª do Rosário
11h – Colocação do ouro na imagem de Nossa Senhora
12h – Oração do Angelus
13h – Missa solene presidida pelo Pe. Luís Miguel Pedreiro
14h15 – Procissão.
16h00 – Limpeza e desinfeção da igreja.
00h – Fecho da igreja para limpeza e desinfeção.
A igreja do Rosário estará aberta até à 1h da madrugada do dia 3 (sábado) para 4 (domingo) e do dia 4 (domingo) para 5 (segunda) à meia noite para quem quiser cumprir a sua promessa e devoção a Nossa Senhora com tranquilidade evitando-se assim aglomerado de pessoas.
As celebrações de 22 de setembro a 4 de outubro de 2020 serão transmitidas em direto, através da internet pela página Facebook da paróquia de Rosário em Full HD, novidade instalada na paróquia este ano com o intuito a chegar a todos de forma especial aos emigrantes.
O Pe. Luís Miguel, pároco do Rosário, refere que «sabemos o quanto todos desejariam que se realizasse o arraial, vontade expressa por parte de toda a população, mas não é possível. Contudo, é neste contexto que vamos viver a celebração das festas de Nossa Senhora do Rosário. Pelas circunstâncias atuais, neste ano como preparação celebraremos um “dozenário” para reforçar a devoção e a fé neste tempos difíceis. Serão doze dias em honra de Nossa Senhora do Rosário, inspirado no método de um grande santo mariano, São Luiz Maria de Montfort».
Sublinha ainda que «tendo em conta as orientações das autoridades de saúde, adotamos um plano de contingência que salvaguarda a assistência religiosa, em segurança, à comunidade desta paróquia e a todos os fiéis que se deslocam à Igreja do Rosário por ocasião da festa em honra de Nossa Senhora do Rosário de 22 de setembro a 4 de outubro de 2020.
Agradece a todos os paroquianos que contribuirão para a festa, assim como a Câmara Municipal de São Vicente, à Junta de Freguesia de São Vicente e à Casa do Povo de São Vicente por todo o apoio necessário.
E deseja «que Nossa Senhora do Rosário abençoe a todos e que Ela se alegre sabendo que, mesmo não havendo arraial, os seus filhos se colocam aos seus pés em atitude de súplica e ação de graças».