Novo ano lectivo começa cheio de condicionalismos; Jorge Carvalho visitou Escola do Caniço

O secretário regional de Educação, Ciência e Tecnologia, Jorge Carvalho, foi hoje visitar a EB23 do Caniço, onde presenciou a chegada dos alunos de 5.º ano à escola e se inteirou dos procedimentos de prevenção à COVID-19 adoptados por aquele estabelecimento de ensino.

Seguindo as orientações e recomendações emanadas pela SRE, bem como pelas instituições de saúde regionais e nacionais, a escola reorganizou-se e criou condições para que o arranque do ano lectivo ocorresse com tranquilidade para os alunos e famílias, docentes e toda a comunidade educativa, refere uma nota de imprensa.

Entre as medidas tomadas para promover a segurança e bem-estar de toda a comunidade escolar, refiram-se a entrada dos alunos na escola com máscara, desinfecção das mãos e percurso até à sala de aula respeitando a sinalética de circulação; uso da máscara obrigatório em todo o espaço escolar. Em caso de esquecimento, é possível adquirir uma máscara na portaria; os horários de entrada e de saída são diferenciados, evitando concentrações de alunos.

Por outro lado, os intervalos serão mais curtos (15 minutos para o lanche; 10 minutos para os restantes), desencontrados entre alunos dos 2.º e do 3.º ciclos, de modo a evitar aglomerados nos espaços comuns, e confinados a zonas específicas nos recreios; e foram criadas duas linhas de atendimento no serviço de bar dos alunos.

É ainda disponibilizado gel desinfetante em diferentes pontos da escola (entrada, corredores, bares, cantina, sala de professores, sala de funcionários); as salas, corrimãos, maçanetas de portas e teclados de computadores serão frequentemente higienizados; neste ano lectivo, não serão disponibilizados cacifos para os alunos; a circulação nos corredores e diferentes espaços na escola deverá ser feita sempre pela direita, conforme a sinalética. Na eventualidade de um atraso do professor, os alunos não poderão esperar nos corredores; entrarão na sala, ocuparão o seu lugar e aguardarão sentados; as janelas e porta da sala de aula serão mantidas abertas (para que se mantenha arejada); os lugares dos alunos serão fixos; os alunos não devem circular dentro da sala; no final dos turnos, e sempre que haja mudança de turma numa sala, esta será desinfectada e higienizada.

Esta série de medidas, garantem as instâncias governamentais, assegura o normal funcionamento da escola e permite que todos os elementos afectos ao estabelecimento de ensino se sintam seguros e possam desempenhar da melhor forma as suas funções.

Depois de um processo de entrada dos alunos e de recepção por parte dos directores de turma que decorreu tal qual planeado e com tranquilidade, o presidente do conselho executivo, Armando Morgado, manifestou confiança para o arranque do ano lectivo nesta escola com cerca de 1070 alunos e 53 turmas (do 5.º ao 9.º ano).