II Regata Porto Santo Line: vela de cruzeiro mobiliza-se para prova desportiva entre a Madeira e o Porto Santo

A vela de cruzeiro está a mobilizar-se para a II Regata Porto Santo Line, a quarta prova da Taça da Madeira de Cruzeiro, que amanhã, dia 14 de Agosto, arranca em força. É nesse dia que nove embarcações de cruzeiro e 55 tripulantes partem para a “Ilha Dourada”, na primeira etapa da supracitada regata, a maior da Taça da Madeira de Cruzeiros.

Esta Regata do Porto Santo, como é mais conhecida, conta com mais de 60 anos de existência com organização do Clube Naval do Funchal, salienta esta entidade clubística náutica. Desde 2019 que a mesma é patrocinada pela Porto Santo Line, no âmbito de uma parceria com o Grupo Sousa. No passado, já contou com o apoio de várias empresas regionais de diferentes ramos de actividade e, em 2016, foi apadrinhada pela Assembleia Legislativa da Madeira como forma de assinalar e celebrar os 40 anos de Autonomia da RAM. Considerada como uma das mais populares e participativas regatas entre os amantes do mar, marca também o ponto mais alto do Verão madeirense e a ligação entre a Madeira e o Porto Santo tão fortemente assinalada nesta época, explica o CNF.

“Bombay”, de André Abreu, “Bravado”, de Hugo Jesus, “Frederica Devónia”, de Lourenço Cardoso, “Gordinha – Sirius”, de Frederico Rezende, “La Clepsydre”, de Fidelio Gomes, “Vadio IV”, de Hugo Rosa, “Wanderlust”, de Paulo Camacho, “Swing” de José Augusto Araújo e “Freelancer”, de Mário Soares compõem a frota que, pelas 20h00 de amanhã, partindo em frente a Santa Cruz rumarão ao Porto Santo numa viagem pela noite dentro.

Terão de percorrer uma distância de aproximadamente 31 milhas náuticas. À chegada à Marina do Porto Santo, nas primeiras horas da madrugada do dia 15, estará uma equipa da Associação Regional de Vela – parceira oficial do evento que, contando com o apoio do Clube Naval do Porto Santo fará o registo das chegadas, segundo nos informam.

Depois de um dia de descanso, as tripulações seguirão para a segunda etapa, de regresso a Santa Cruz, no dia 16 do corrente mês. Durante as duas etapas, estará sempre presente uma embarcação de apoio do Clube Naval do Funchal.

A II Regata Porto Santo Line conta com o apoio o apoio de um vasto conjunto de parceiros públicos e privados. São eles a Direcção Regional de Desporto, a Câmara Municipal do Funchal, a Marinha Portuguesa, a Administração dos Portos da Madeira, i Clube Naval do Porto Santo, a ACIF e a Marina do Funchal. Várias empresas juntam-se também ao evento promovendo produtos regionais, como a Fábrica de Santo António, Fábrica de Mel do Ribeiro Seco e Santo Queijo.

Ainda como forma de incentivar a população a aderir às actividades náuticas, a ACIF através do projecto Capitein leva a efeito, em parceria com o espaço On Water Academy e Clube Naval do Seixal, um conjunto de experiências náuticas  gratuitas como stand up paddle, kayak e surf entre os dias 16 e 23 de Agosto entre as 16h00 e as 16h30.

“Uma excelente forma de tirar proveito do nosso mar e das excelentes condições para estas práticas desportivas na ilha do Porto Santo”, diz o CNF.