Cais 6 do Porto do Funchal vai finalmente ter uma Gare Marítima

É neste local do contentor que finalmente deverá surgir a nova gare do cais 6, que já se aguarda há cinco anos…
Rui Marote
 
Está concluído o projecto da Gare Marítima no Cais Norte (Cais 6) do Porto do Funchal, que será anunciado pela Vice-Presidência e pela Administração de Portos da Madeira (APRAM) no próximo mês de Setembro. Seguir-se-á depois o concurso para adjudicação da obra.
O actual cais norte, “lar de atracação” dos navios de cruzeiro “Aidas”, nos últimos cinco anos sofreu vários melhoramentos, com o alargamento do cais e aumento da sua extensão, tendo sido visitado pelo presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, no início do seu primeiro mandato, altura em que o chefe do Executivo inspeccionou as obras de melhoria.
Esta infraestrutura portuária, por outro lado, não tem ainda uma gare marítima, tendo funcionado durante largo tempo com um carro dos serviços de segurança, hoje fazendo-o com um contentor, que serve de apoio ao pessoal e de escritório, instalado no parque de estacionamento.
Outra anomalia que persiste, para além da falta de uma gare, é a ausência de “toilettes”, bem como de um elevador, contribuindo para ultrapassar as barreiras arquitectónicas. Hoje em dia existe ainda uma rampa de acesso à Avenida Sá Carneiro, com uma inclinação que ultrapassa os limites impostos pela lei e coloca sérios obstáculos a quem tenha de se deslocar numa cadeira de rodas.
Carrinhos de bebé, ainda vá, mas esta subida dificulta a ascensão de turistas em cadeiras de rodas…

Recordamos que o Funchal Notícias alertou o presidente do Governo Regional na altura e no local para estas necessidades, tendo o governante ordenado na época, e à nossa vista, a execução dos mesmos.

Foi na altura desta visita de Albuquerque, anos atrás, que o FN alertou para tudo o que faltava, flagrantemente, neste cais 6
Porém, decorridos anos, o local onde estava prevista a instalação dos WC e a caixa do elevador, já construída, viu-se invadido pelo cabo de alta tensão de apoio ao hotel CR7. A instalação do dito cabo tornava-se mais rápida e menos onerosa se subisse pela caixa do elevador, que já existia.
Agora, finalmente, o novo projecto contempla um elevador para a Praça do Mar, também designada de CR7.