Líbano: adiada leitura da sentença dos acusados do assassínio de Rafik Hariri

 

Numa Beirute ainda profundamente abalada pela explosão que recentemente destruiu uma extensa área na frente mar da cidade, foi entretanto adiada a leitura da sentença do julgamento do assassínio do ex-primeiro-ministro Rafik Hariri. Recorde-se que nas primeiras reacções, chegou a pensar-se que se tivesse tratado de algum atentado, antecedendo a leitura da sentença de quatro suspeitos de envolvimento no assassínio, em 2005, do antigo primeiro-ministro do Líbano. Tal não se verificou, tendo-se tratado de acidente. Porém, e “em sinal de respeito às incontáveis vítimas”, as instâncias judiciais, nomeadamente o Tribunal Especial para o Líbano, sediado em Haia, nos Países Baixos, adiou a leitura do veredicto, que deveria acontecer hoje, para o dia 18 de Agosto.

Foto Rui Marote
O Tribunal manifestou-se “entristecido e chocado” pela explosão em Beirute. Em 2005, quando um camião armadilhado atingiu o carro onde seguia Rafik Hariri, em Beirute, especulou-se sobre o envolvimento do Hezbollah, dado que todos os quatro acusados pertencem, presumivelmente, a este movimento xiita. O “partido de Deus” sempre negou envolvimento.
O acidente em Beirute ficou a dever-se à explosão de 2.750 toneladas de nitrato de amónio, que estavam armazenadas num depósito do porto.