Paulo Cafôfo eleito presidente do PS-Madeira com 1431 votos

Foto RUI MAROTE.

O antigo presidente da Câmara Municipal do Funchal e candidato do Partido Socialista nas anteriores eleições legislativas regionais conquistou a liderança do PS Madeira com 1431 votos.

Foi o maior número de votos de sempre de um presidente eleito do PS-Madeira, o que revela o dinamismo dos militantes e consenso em torno da lista única que se apresentou a eleições.

Paulo Cafôfo assegurou que, mais do que nunca, este é o momento de trabalhar em prol das populações e de escrutinar com responsabilidade toda a ação política do atual governo regional. O novo presidente elegeu como agenda política o combate às desigualdades económicas e sociais, a aposta na diversificação da economia, a promoção da coesão social e territorial, a abertura à sociedade e a refundação da autonomia, acabando com o regime de compadrio e de constante confronto promovido pelo Governo Regional.

No imediato, o agora presidente do PS-Madeira tem diante de si a tarefa de preparar o próximo ciclo eleitoral e fazer face ao desafio económico e social da Região. As primeiras palavras de Paulo Cafôfo na qualidade de presidente do PS Madeira foram nesse sentido, apresentando-se aos madeirenses e porto-santenses com um projeto de alternativa de governo que tome como grande prioridade a recuperação social e económica com base num novo modelo de desenvolvimento que rompa com a antiga tradição de crescimento alicerçado em quase exclusivo nas obras públicas e turismo, com a aposta na diversificação da base económica: economia do mar, economia social, descarbonização e digitalização da economia. Esta foi uma das suas principais bandeiras eleitorais em 2019. Para Paulo Cafôfo, o tempo veio demonstrar que esse é o caminho, tornado agora urgente e absolutamente necessário perante o desafio social e económico originado pela pandemia do novo coronavírus e que estrangula o rendimento de famílias e empresas e coloca a população em sério risco de emergência social.

Para Paulo Cafôfo, “mais do que nunca é preciso agir com grande responsabilidade e sentido de proteção das populações, dando resposta social a que se mantenham empregos e rendimentos ao mesmo tempo que se prepara o futuro e a economia da Região tornando-a menos dependente do turismo e construção civil com a diversificação da economia e primazia em investimentos na educação e na qualificação.”

O novo presidente do PS Madeira tem também em mãos o desafio de manter as atuais autarquias e fazer crescer a vocação de proximidade do partido com as populações já nas próximas eleições autárquicas de 2021. Nesse particular, Paulo Cafôfo preconiza crescer e apresentar candidaturas vencedoras em concelhos onde o PS pode fazer a diferença com programas autárquicos inovadores que apostem na modernização da administração local, no desenvolvimento social, ambiente, habitação, regeneração urbana e educação.

No seu discurso de vitória, Paulo Cafôfo assumiu a sua motivação para unir o partido em torno dos objetivos e de fortalecer a matriz dinâmica, agregadora, inovadora do PS-M, tornando-o numa estrutura cada vez mais aberta à sociedade civil e de referência nacional.

Recorde-se o Congresso do Partido Socialista da Madeira realiza-se a 19 e 20 de setembro no Tecnopólo, Funchal. Tendo sido adiado devido às medidas de contenção resultantes da pandemia do novo coronavírus.


Descubra mais sobre Funchal Notícias

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.