Regata de Canoas Tradicionais a 12 de julho na baía do Funchal com apenas 15 canoas

A 17º Edição da Regata de Canoas Tradicionais da Madeira, importante iniciativa sócio-cultural da Câmara Municipal do Funchal, decorrerá no dia 12 de julho, às 12h00, na Baía do Funchal, numa organização conjunta com a Associação Regional de Canoagem da Madeira e com o apoio da Associação da Madeira Desporto para Todos.

Será realizado no Cais do Funchal pelas 10h30m um briefing para entrega de placas e apresentação da prova.

A competição será envolvida em rigorosas medidas de segurança devido à pandemia COVID 19, tendo mesmo sido limitada o número de inscritos.

Este ano na partida só será possível estar na linha de largada 15 canoas.

Esta iniciativa, envolve participantes, de cinco concelhos da Região Autónoma da Madeira, nomeadamente de Santa Cruz, Funchal, Câmara de Lobos, Ponta do Sol e Porto Moniz, mantendo a Tradição e preservando a História do nosso Povo e seus Costumes.

Devido às condições atuais só é permitido dois remadores em cada canoa.

O trajeto da Regata será idêntico ao das edições anteriores, em plena Baía do Funchal, com partida e chegada no Varadouro de São Lázaro contornando Boia sinalizadoras colocada em frente à Praia da Barreirinha, numa distância de aproximadamente 2,5 quilómetros. Para além dos Prémios de Participação será atribuído o prémio de 1º, 2º e 3º Classificado por Classe, todos os participantes irão receber uma medalha de presença no evento e uma T-Shirt alusiva à Regata.

As canoas tradicionais estarão organizadas em duas classes:
 CLASSE CANOAS TRADICIONAIS:

 Maioritariamente madeira;

 Remos paralelos (um remar):

 Bancos fixos;

 Mantenham os traços da canoas tradicionais de pesca.

 Comprimento igual ou superior a 3 metros.

CLASSE CANOAS NÃO TRADICIONAIS: Todas as outras que não se enquadrem na classe das Canoas Tradicionais.