Governo conclui em agosto projeto que dá segurança ao Funchal contra fogos; POCIF em vigor a partir de 15 de junho

O Governo Regional conclui em agosto projeto que confere maior segurança ao Funchal contra o fogo. A revelação foi feita no âmbito de uma visita do presidente do Executivo Regional ao Montado da Esperança onde decorre a intervenção em área superior a 45 hectares. Entretanto, o Plano Operacioonal Contra Incêndios Florestais (POCIF) arranca a 15 de junho.

Miguel Albuquerque considerou que “para além da COVID, uma das ameaças que nós temos é o fogo”, lembrando que foram “foram retiradas as infestantes – as acácias e os eucaliptos – e construímos acessos e reservatórios de água para garantir à cidade do Funchal e sobretudo à população das zonas altas da freguesia de S. Roque proteção contra os fogos”.

A par da obra, a ser concluída em agosto, o líder do Executivo indicou que o contrato para o meio aéreo de combate aos fogos está praticamente concluído e o Plano Operacional de Combate aos Incêndios Florestais estará no terreno a partir do próximo dia 15.

Uma nota publicada nas plataformas digitais do Governo refere que “a intervenção no Montado da Esperança pretende ainda recuperar e promover a expansão de núcleos de Laurissilva, através da plantação de mais de 43 mil plantas de vinháticos, loureiros, maçarocos e estreleiras, e a criação de um bosque de folhosas composto por mais de 45 mil espécimes de carvalhos, castanheiros e faias europeias”.

O investimento é do Governo Regional, ao abrigo do PRODERAM na ordem dos 538 mil euros.