Câmara do Funchal volta a divulgar novel Clube de Leitura da Biblioteca Municipal

“Quantas vezes leu uma frase e sentiu “é mesmo isto!”, como quem diz que o autor do livro deu voz ao pensamento que tantas vezes teve? Ou, por outro lado, encontrou num livro, uma frase tão bonita, uma ideia tão boa, que sentiu vontade de partilhar essa frase ou essa ideia com alguém?” Estas são as questões com que a CMF desafia os leitores a aderir a uma nova iniciativa, à qual, de resto, o Funchal Notícias já fez referência.

É para responder a esta ideia de partilha, de troca de ideias e de conversa que está a nascer na Biblioteca Municipal do Funchal, um clube de leitura, explica a Câmara. “Os clubes de leitura reconquistaram vitalidade nos últimos anos e confirmaram potencialidades no que diz respeito ao incremento e aprofundamento das práticas leitoras e ao alargamento da leitura para lá do domínio curricular e para além da esfera individual. Constituem-se como lugares de encontro regular de pessoas como espaços e momentos de leitura, de discussão e partilha, de construção individual e colectiva de significados, que permitem ressignificar as práticas leitoras numa perspectiva individual e social, alargando consequentemente o horizonte de aprendizagem e/ou fruição que a prática leitora deve pressupor”, sublinha um comunicado da edilidade.

A primeira sessão decorrerá através do zoom, no próximo dia 19 de Junho, às 18 horas. Do programa faz parte a apresentação do escritor convidado, a explicação do funcionamento do clube de leitura, a apresentação de um livro e uma breve resenha histórica sobre o seu autor. Inscrições através de biblioteca.municipal@cm-funchal.pt.