Museu da Baleia assinala 30 anos de existência com exposição virtual

O Museu da Baleia da Madeira comemora 30 anos de abertura ao público este mês, mais precisamente a 28 de Maio. A instituição, dependente da Câmara Municipal de Machico, é um repositório importante de memórias sobre a antiga actividade baleeira na Madeira. Basta lembrar que o filme “Moby Dick”, com Gregory Peck, adaptação do clássico intemporal de Herman Melville, teve cenas filmadas nos mares da Madeira…

Uma comunicação do Museu dá conta de que o quadro actual de pandemia do Covid-19 “não permite que este aniversário seja comemorado como planeado e como gostaríamos: envolvendo pessoas que têm marcado a História da Instituição e a comunidade numa partilha de memórias”.

Porém e apesar de todas as condicionantes, há certamente motivos para assinalar este marco na História do Museu. Por isso, ao longo das últimas semanas, a equipa do museu dedicou-se à concepção da exposição virtual: “30 anos do Museu da Baleia na Madeira”.

Entre o dia 18 de Maio – Dia Internacional dos Museus, dedicado ao tema: “Museus para a Igualdade: Diversidade e Inclusão” e 28 de Maio – dia do aniversário do Museu da Baleia da Madeira, para celebrar estas importantes datas, são partilhados conteúdos, diariamente, na página Web do Museu, no Facebook e no Instagram, fazendo uma retrospectiva histórica até à origem do
museu, recordando as actividades mais marcantes desenvolvidas ao longo dos 30 anos da sua existência, abordando conteúdos científicos, alguns deles gerados na Instituição, e dando conta do trabalho desenvolvido em prol da educação.