Instituto de Tecnologias Interativas da Madeira colabora na criação de plataforma de visualização pública da covid 19

O professor Nuno Nunes é o grande dinamizador do M-ITI

Uma equipa de investigadores do Instituto de Tecnologias Interativas (ITI / LARSyS), unidade de investigação do Instituto Superior Técnico (IST) parcialmente gerida pela ARDITI – Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação, liderada pelo Prof. Nuno Nunes, Professor Catedrático do IST e Presidente do ITI, colaborou no desenvolvimento de uma plataforma de visualização pública de informação relativa à
COVID-19 na RAM (https://covidmadeira.pt/dashboard/).

A disponibilização de informação relativa à pandemia provocada pelo novo coronavírus requer a aplicação de técnicas responsáveis que permitam a transmissão de informação credível e contextualizada à população, em particular por estarmos perante um fenómeno de crescimento exponencial que pode ser mal interpretado.
A equipa do ITI / LARSyS, que conta com o desenvolvimento técnico dos investigadores Miguel Ribeiro (codificação) e Marta Ferreira (design), trabalhou em conjunto com os técnicos da Secretaria Regional de Saúde e Proteção Civil para adequar a informação às necessidades e geografia da RAM.

Este trabalho envolveu ainda o desenvolvimento de um sistema de apoio à decisão que integra modelos de previsão da mobilidade dos cidadãos locais e estrangeiros, disponibilizados pela NOS, e ainda modelos de risco que estão a ser desenvolvidos por equipas da Faculdade de Ciências e do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa.

O projeto deverá continuar para apoiar não só a fase de mitigação da COVID-19 que estamos a atravessar, mas também o regresso à normalidade quando o pico da epidemia for ultrapassado.

A expectativa é que a informação proporcionada pelasequipas de investigação permita não só às autoridades de saúde e segurança tomarem decisões informadas, num contexto de grande incerteza e evolução muito rápida, mas também manter a população informada e consciente que a mudança de comportamento é amaior arma para conseguirmos ultrapassar este período.

A plataforma pode ser acedida através do link https://covidmadeira.pt/dashboard/