
Uma equipa do Corpo de Vigilantes da Natureza, numa acção que contou com a colaboração da Polícia Marítima, apreendeu o produto de pesca ilegal praticada dentro dos limites da Reserva Natural Parcial do Garajau.
Todo o pescado apreendido foi transportado para os serviços da Direcção Regional de Pescas, tendo sido confirmado que o mesmo apresentava-se em boas condições para consumo. Feita esta avaliação, o produto desta apreensão foi entregue a uma instituição de solidariedade social do Funchal, informa a Secretaria Regional do Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas.
A Reserva Natural Parcial do Garajau localiza-se a leste do Funchal, resgitando uma extensão de aproximadamente seis milhas e sendo delimitada pela Ponta do Lazareto, a oeste, e pela Ponta da Oliveira, a leste. A área protegida estende-se entre a linha da preia-mar e a batimétrica dos 50m a sul ou, em caso de dúvida, nunca antes dos 600m da costa. Entre outras interdições, nesta reserva natural parcial é proibido o exercício de quaisquer actividades de pesca, comercial ou desportiva; a caça submarina; o uso de qualquer tipo de rede; a navegação com embarcação motorizada.
O expediente contraordenacional seguirá os respectivos trâmites processuais, informou o coordenador dos Vigilantes da Natureza, Ricardo Montes.