O edil santacruzense, Filipe Sousa, esteve hoje reunido, em Santarém, com os Municípios que têm bombeiros profissionais a seu cargo e com a Associação de Bombeiros Profissionais.
Da agenda deste encontro fizeram parte assuntos como a formação, a regulamentação de fardamentos, a Taxa de Protecção Civil e o Financiamento dos Bombeiros pelos Orçamentos do Estado e de protecção das regiões autónomas, refere uma nota da CMSC.
O autarca Filipe Sousa Filipe Sousa “reconhece que os bombeiros merecem todo o apoio e todas as condições de trabalho e valorização financeira. Aliás, lembrou que o actual executivo da Câmara Municipal de Santa Cruz colocou, desde Setembro de 2013, a melhoria das condições de trabalho e acção dos Bombeiros como um dos seus principais objectivos de gestão”.
Cumprindo esta premissa, foram levadas a cabo uma série de medidas de valorização das condições de trabalho, de melhoria das infraestruturas e de aumento dos meios técnicos ao dispor da protecção civil municipal, refere o comunicado.
Santa Cruz foi também a primeira autarquia a passar os seus bombeiros municipais a sapadores, num momento em que já estava em curso a valorização profissional dos bombeiros, dando assim melhores condições àqueles profissionais e sendo também uma forma de reconhecer a honrosa missão de protecção da população, nomeadamente em situações de catástrofe, salienta-se.
A CMSC afirma também que Filipe Sousa tem sido um dos principais defensores de que os Orçamentos de Estado e Regionais consagrem verbas para os municípios com bombeiros.
“Este e todos os restantes assunto da reunião de hoje serão agora alvo de negociações futuras com as tutelas ao nível do Estado e das regiões autónomas”, refere o texto do comunicado.