Empreendimento turístico no Forte de São João Batista, Câmara aprova licenciamento

Forte São João batistaA Câmara Municipal de Machico deliberou, na última reunião de camarária de 29 de novembro, dar parecer favorável ao licenciamento de reconstrução do Forte de São João Batista, concessionado em outubro de 2018 à empresa de Turismo “Nowhere Else”.

Numa nota enviada à comunicação social, a Autarquia revela que “o licenciamento surge agora após as negociações entre a Autarquia de Machico e o Governo Regional, que quando concessionou o espaço incluiu uma parcela (nº125/128) que faz parte do património do municipal e fica situada na parte traseira do Forte de São João Batista. Das referidas negociações, resulta que após os 30 anos de concessionamento do Forte, todo ele e o seu espaço envolvente passará para este Município, ficando a cargo da Autarquia”.

Este novo avanço tem ainda o apoio da Autarquia no que toca a outras parcelas de terreno envolventes ao Forte, num total de 7.280 m2, na medida em que foi necessário a disponibilização da referida área para justificar o volume de construção de 3.640 m2, que o promotor pretende edificar.

Ricardo Franco, presidente da Autarquia machiquense, reconhece que se trata “de um passo importante para a viabilização do investimento neste espaço, na medida em que foi desbloqueada uma situação que já se arrasta há cerca de 15 anos”. É ainda sublinhado que terá fim a imagem negativa, que aquela obra inacabada tem provocado na Baía de Machico, permitindo que a Cidade receba uma unidade hoteleira de referência.

Após a ratificação em Assembleia Municipal, já no próximo dia 11 de dezembro, o investimento poderá avançar permitindo assim que haja um maior número camas disponíveis no Concelho, mais emprego e um esperado reforço na economia local.