Varadouro do Paul do Mar concluído até final do ano, pescadores pedem muralha de proteção no cais

TeofiloCuna varadouro PaulO secretário regional de Mar e Pescas, Teófilo Cunha, anunciou esta quinta-feira que as obras de reabilitação do varadouro do Paul do Mar ficam concluídas até ao final do ano. O investimento do Governo Regional está orçado em 254.167,91 euros e é considerado “vital” para a comunidade piscatória local, contribuindo para a economia das famílias que vivem da pesca.

Segundo uma nota do gabinete de comunicação de Teófilo, este realçou visitou os trabalhos e realçou o facto de não se tratar de uma obra “exclusivamente para a freguesia do Paul do Mar”, mas um infra-estrutura para servir “todos os pescadores da zona oeste que queiram descarregar o pescado” no remodelado posto.

O novo secretário de Mar e Pescas aproveitou este acto público para tomar notas acerca do setor e conhecer melhor toda a estrutura organizadora, fazendo-se acompanhar do director regional de Pescas, Luís Ferreira. No Paul do Mar, Teófilo Cunha foi recebido pelo presidente da Câmara da Calheta, Carlos Teles, pelo secretário da Junta do Paul, Jonathan António Gouveia Luz, e pelo deputado ao Parlamento regional, Nuno Maciel.

O governante que tem a tutela do mar e pescas era aguardado por alguns populares, que o quiseram cumprimentar, e por pescadores. Pedro Branco, em nome dos “homens do mar”, fez questão de agradecer publicamente as obras realizadas, referiu que “são importantes” e deixou novos pedidos: que seja construída uma proteção à muralha do cais do Paul para evitar que a “levadia” arraste calhaus para a zona do cais. O pedido terá de ser enviado para quem tem a tutela da orla costeira.