Oceanos

Este evento “OCEANOS”, de homenagem à grande poeta Sophia de Mello Breyner Andresen, realizou-se durante três dias na nossa cidade do Funchal, 29, 30 e 31 de Outubro .

A promoção desta homenagem é de autoria das Editoras Novembro e Cão Menor, dirigida pela Dra. Avelina Ferraz que de há anos se tem dedicado a estas actividades culturais.

Além das duas editoras, é sua organização o Concurso literário “ESCRITARIA”, que homenageia anualmente escritores portugueses ou de língua portuguesa. É um encontro literário que atraí além de outros escritores, jovens, adultos, alunos quer do E. Secundário, quer universitários, também da 3ª idade.

Tal como tivemos aqui a possibilidade de assistir e acompanhar, estes eventos têm uma grande diversidade de actividades, desde o lançamento de novos livros, palestras, teatro de rua ( aqui no Funchal teve um grande  êxito, dando ocasião à participação de alguns dos passeantes ), teatro e a possibilidade de intervenção nestes movimentos culturais, que muitos terão de se repetir ou criar, para que a cultura portuguesa valorize  cada vez mais os nossos valores – Funchal cidade literária – como nomeou o actual Presidente da Câmara  do Funchal.

A Dra. Avelina Ferraz é uma empreendedora entusiasta e a organização destes eventos, agora cada vez mais frequentes, são o garante duma organização exemplar, sob todos os pontos de vista. A escolha dos participantes, os locais para a realização  das sessões, assim como a comunhão de ideias e debates, e a boa camaradagem que criou entre todos nós laços de amizade.

Do programa salientamos: teatro de rua, visitas às diversas escolas do concelho de  vários níveis etários, a poesia de Sophia sob diversos pontos de vista assim como a  presença de um neto da poeta, Maestro Martim Sousa Tavares

Tivemos entre os participantes, como convidada de honra, Simone de Oliveira que presenteou a assistência cantando com uma das jovens da comitiva uma canção das poesias de Sophia: um ponto alto  do evento.

O acompanhamento por parte de excelentes jornalistas durante esses dias, é de salientar: Luís Caetano e Luís Osório.

Dos escritores, nomeamos aqui José Viale Moutinho, M. João Fialho Gouveia, Violante Saramago, Tatiana Levy , Rosabela Afonso; e palestrantes: Dr. Marcelino de Castro, M.ª de Fátima  Ornellas Gouveia Soares; moderadores: Leonor Coelho e Nicolau Fernandez.

Houve entre todos os intervenientes uma empatia, irradiada por toda a organização a que todos contagiou e que a mim me marcou pela amizade que tenho pela minha amiga e colega do Liceu de Santo Tirso, onde nos conhecemos: Avelina Ferraz.

Para terminar, deixo aqui a minha apreensão pela falta de participação de muitos dos nossos alunos e professores, pessoas da literatura e cultura da nossa terra.

Lêem-se e compram-se cada vez menos livros, mas as novas tecnologias não substituem o prazer de folhear um livro, de o reler ou   dormir com bom livro na mesa de cabeceira.