Principia sexta-feira a V edição do Encontro Internacional Cinema & Território

O V Encontro Internacional Cinema & Território realizar-se-á nos dias 8 e 9 de Novembro. Este evento, que acontece no Auditório da Reitoria da Universidade da Madeira (UMa), ao Colégio dos Jesuítas, será este ano organizado sob o tema “Em torno do corpo”.

Dinamizado pelo Conselho de Cultura da UMa, visa promover uma discussão que se pretende alargada e construtiva, no âmbito lato dos estudos de cinema e antropologia.

Após a sessão de abertura, às 11h do dia 8 de Novembro, o encontro principiará com a conferência de Paulo Filipe Monteiro, professor catedrático da Universidade Nova de Lisboa e fundador/coordenador do Mestrado em Artes Cénicas, subordinada ao tema “Júbilo e lamento do corpo no cinema”. A conferência seguinte, da responsabilidade de Pablo Llorca, professor de Teoria da Fotografia e do Cinema na Universidade de Salamanca e realizador de cinema, irá incidir sobre “El cuerpo que se aleja”.

Já no segundo dia do encontro, 9 de Novembro, Natacha Cyrulnik, documentarista e conferencista na Université d’Aix-Marseille, na conferência da manhã, abordará a temática “The politics of the body or shared intimacy in documentary cinema”. A quarta e última conferência será proferida por Patrícia Silveirinha Castello Branco, Investigadora do CineLab – Laboratório de Cinema & Filosofia do Instituto de Filosofia da Nova e fundadora/ co-editora da Cinema: Journal of Philosophy and the Moving Image, que irá abordar “Háptico, Corpo e Paisagem em três filmes chave do Cinema Português”.

Para além das conferências, haverá também lugar para debates, comunicações orais e projecção de dois filmes: “Não sei qual cidade se passa aos olhos dele” (2019), da realizadora Thaís Inácio, e “A sustentabilidade da Cultura Oral no Cântico das Oliveiras” (2019), da realizadora Sheila Nunes. As comunicações incluem temas como “A escultura no cinema de Pedro Costa”, “Cuerpos visuales, diversos e imperfectos”, “Laboratório Huni Kuin: Ritual e arte, performance e vídeo, corpo e imagem”, “Filming to Protect and to Serve: Body-Worn Camera as Police Visual Security Devices”, “As Favelas nos Documentários Brasileiros: A participação da comunidade local na representação da realidade” e a “Sustentabilidade da Cultura Oral no Cântico das Oliveiras na Festa da Santa Cruz”.