Governo da República cria plano de promoção de 2 milhões para Madeira e Algarve devido à falência da Thomas Cook

Thomas CookO Governo da República criou um Plano de 2 milhões de euros destinados a promoção dos destinos Madeira e Algarve em função da falência do operador Thomas Cook, que provocou prejuízos de cerca de 20 milhões nas duas regiões, juntando-se assim a uma linha de apoio entretanto criada, de 1,5 milhões, para ajudar a tesouraria das empresas afetadas.

A falência do operador turistico britânico Thomas Cook continua a revelar as previsíveis consequências, nos prejuízos e nos postos de trabalho que estão em causa. Em Portugal, as regiões da Madeira e do Algarve estão na linha da frente dos prejuízos com esta liquidação, fala-se em 20 milhões no seu conjunto.

De acordo com a Exame online, a empresa “em maio, reportou prejuízos de 1.456 milhões de libras relativos ao primeiro semestre fiscal (depois do impacto negativo da reavaliação contabilística de um dos braços do grupo, a MyTravel), altura em que contava 1.200 milhões em dívidas. Três meses depois, em agosto, o grupo garantiu um financiamento de 900 milhões de libras. O seu maior acionista – a chinesa Fosun, com 18,1% da empresa, está presente em Portugal no BCP e é dona da Fidelidade – entraria com 450 milhões de libras e a banca e os obrigacionistas com um montante semelhante. Essa injeção dar-lhe-ia uma participação de 75% do grupo e de 25% na companhia aérea.