Estepilha – As Pescas a quem é das Pescas

Agricultura
O “negócio” da coligação obrigou a alterações nos nomes das secretarias. Humberto Vasconcelos viu-se “livre” das Pescas, faltava mesmo “livrar-se” do nome que ainda estava inscrito na frente das instalações da secretaria. Mas as obras vão bem encaminhadas.. Foto Rui Marote

O novo Governo Regional, de coligação PSD/CDS, o que acontece pela primeira vez na história da democracia na Madeira, obrigou a alguns ajustamentos por forma a que, nem de um lado nem do outro, pudessem emergir focos de conflito por falta de lugares. Daí até aumentar o número de secretarias, foi um ápice, depois foi mesmo alterar algumas nomenclaturas, dividir a Agricultura e Pescas para abrir caminho ao centrista Teófilo Cunha.

As indicações da forma como ficam as siglas vieram rápido, mas a maior alteração ainda deverá ocorrer com alguns letreiros exteriores, para já não falar na papelada que é preciso mudar e que, tudo junto, custará uns cêntimos a mais por uma causa superior. Mas lá dizem ao Estepilha, e com alguma razão, o importante é mesmo governar bem, uma vez que os custos, já se sabe, é para “disparar” coisa pouca.

O Estepilha procura estar atento ao que vai por esse governo. E dentro dessa perspetiva, num passeio relaxante pela cidade, já encontrou obra pelo caminho, E que obra. Humberto Vasconcelos, que agora tem a SRA (Secretaria Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural) não quer ter letreiros com as Pescas, que agora passam para a alçada do CDS, que por sua vez, na nova casa dispensada pela Assembleia com uma promessa de grande poupança, mas por pouco tempo, lá terá que fazer tudo de novo para a secretaria do Mar e Pescas.

O Estepilha não promete nada, é muita mudança que exige uma atenção permenente, mas pelo menos vai tentar manter-se atento a outras secretarias, à SRIC,a secretaria regional da Inclusão e Cidadania e à SRAAC, secretaria regional do Ambiente e Alterações Climáticas, por exemplo.