UMa anuncia que investigadora do ISOPlexis venceu prémio de melhor póster

De acordo com um comunicado da Universidade da Madeira, Marta Rodrigues, investigadora do ISOPlexis – Centro de Agricultura Sustentável e Tecnologia Alimentar, destacou-se no “2nd global conference on Plant Science & Microbial Ecology”, que decorreu no Dubai nos passados dias 14 e 15 de Outubro, vencendo o primeiro prémio na categoria pósteres com o trabalho intitulado “Evidences of Organic Acids Exudation in Aluminium Stress Responses of Two Madeirean Wheat (Triticum aestivum L.) Landraces”.

O trabalho premiado pretende avaliar a importância da exsudação de ácidos orgânicos na tolerância ao alumínio em duas variedades de trigo na Madeira, tendo para o efeito as plantas sido analisadas em relação a cinco marcadores moleculares para detectar a presença ou ausência do gene ALTM1 que codifica a proteína transmembranar de transporte do malato.

No congresso participaram também as investigadoras Carla Ragonezi e Carla Gouveia, com as apresentações orais “Sewage Sludge as Potential Fertilize or Regenerator for Agricultural and Eroded Soils” e “Drought Quality Estimation of Taro and Sweet Potato by Near-Infrared Reflectance Spectroscopy” e Cristina Oliveira com o poster “Essential Oil of an Endemic Plant from Macaronesia as a Potential Biofungicide against Banana’s Anthracnose Pathogen”.

Os trabalhos apresentados inserem-se no Projecto CASBio “Avaliação e monitorização da Agrobiodiversidade e da Sustentabilidade dos Agrossistemas nos novos cenários climáticos” aprovado no âmbito do Programa Operativo Madeira 14-20. O CASBio visa contribuir para a implementação da Estratégia Regional de Especialização Inteligente para a Região Autónoma da Madeira (RIS3-RAM), no domínio da Biosustentabilidade e da estratégia CLIMA-Madeira, refere a Universidade insular.

O “2nd global conference on Plant Science & Microbial Ecology” reuniu investigadores de várias entidades de investigação e ensino superior nas áreas de biologia vegetal, molecular, bioquímica, biotecnologia e microbiologia.