Veleiro que divulga produções das RUP, entre as quais a banana madeirense, estará em exposição na Figueira da Foz

De 10 a 14 de outubro, o “Marité”, veleiro histórico francês de três mastros, estará atracado na Marina da Figueira da Foz, naquela que será a última de 18 escalas da maior das acções levadas a cabo no âmbito da campanha “O SÍMBOLO RUP NASCE SOB AS ESTRELAS DA SORTE”, ao abrigo de um programa europeu de que visa dar mais notoriedade e aumentar o conhecimento dos produtos agrícolas das Regiões Ultraperiféricas e do símbolo que garante a sua origem e qualidade europeia, esclarece uma nota de imprensa.

A bordo estará patente a exposição fotográfica “Exotic Taste of Europe”. Nos três anos de viagem, o Marité atracou já em 17 cidades portuárias da Europa, tendo realizado duas escalas em Portugal, em Lisboa (2017) e no Porto (2018). A exposição chega agora à Figueira da Foz, uma região portuária antiquíssima, cuja importância da actividade comercial e do trânsito de mercadorias, ao longo dos séculos, fez nascer o concelho da Figueira da Foz. É o cenário perfeito para este famoso veleiro, símbolo das relações comerciais entre os territórios europeus.

A exposição “Exotic Taste of Europe”, que está patente a bordo do Marité, já recebeu mais de 45.000 visitantes. Trata-se de um conjunto de fotografias do cultivo de frutas e legumes de 4 das 9 regiões ultraperiféricas da União Europeia (RUP): Madeira (Portugal), Canárias (Espanha), Guadalupe e Martinica (França).

São paisagens deslumbrantes, onde se podem ver os terrenos férteis de quatro ilhas de sonho, bem como retratos de agricultores e os “frutos” do seu trabalho. Com particular destaque para o cultivo da banana, a exposição dá também a conhecer outros produtos desses territórios europeus, tais como as uvas, o maracujá, a anona, o abacate, a cana-de-açúcar, o tomate, entre outros.

O veleiro e a exposição têm acesso livre e gratuito ao público, entre os dias 10 a 14 de Outubro, das 09 às 18 horas.

Para Jorge Dias, gerente da GESBA – Empresa de Gestão do Sector da Banana, Lda., uma das três organizações promotoras do programa de promoção, esta viagem do veleiro “Marité”, com as suas 18 escalas em cidades portuárias, foi uma acção carregada de simbolismo. O veleiro representa simultaneamente a distância e a aproximação entre as Regiões Ultraperiféricas e os países da plataforma continental europeia. As velas do histórico veleiro transmitem uma mensagem das RUP: origem e qualidade.”

“A componente pedagógica desta acção permitiu chegar às crianças, a geração que construirá o futuro da Europa, através da sensibilização e transmissão de conhecimentos sobre os territórios ultraperiféricos da UE e os seus produtos agrícolas, e sobre os valores europeus intrínsecos ao seu cultivo: qualidade, sustentabilidade, sabor e rastreabilidade.”, acrescentou Jorge Dias.