Chega reuniu com o Sindicato dos Enfermeiros

O Chega reuniu hoje, dia 02 de Outubro com o Sindicato do Enfermeiros (SERAM).
O objetivo foi dar a conhecer-se ao referido sindicato, que é um dos representantes de uma classe de grande importância na saúde (enfermeiros), bem como aferir as preocupações dos profissionais e debater ideias de como melhorar a saúde da população da Madeira e Porto Santo.
As situações mais preocupantes são a escassez de profissionais, onde temos um rádio de cerca de 6 profissionais por 1000 habitantes, sendo a média europeia de cerca de 9; a cobertura deficiente da rede de cuidados continuados na região e a fraca aposta na prevenção da doença a nível dos cuidados de saúde primários.
Também o fato do Sistema Regional de Saúde ter-se tornado EPE em Maio de 2003 ter, entre outras coisas, agravado as carreiras dos profissionais e aumentado as listas de espera, sem que haja um estudo que demonstre o custo-benefício para a população e para o Estado, relativamente ao estatuto público anteriormente existente.
Outra questão é a construção do novo hospital, estando o Chega de acordo com a necessidade urgente de tal obra para um melhor futuro na saúde da população madeirense.
Ainda em relação às carreiras dos profissionais de enfermagem, a imposição pelo governo da República de uma carreira que cria mais injustiças e desigualdades dentro da classe, é uma preocupação que o Chega partilha.