Ultra Madeira já tem 500 atletas inscritos

ULTRA MADEIRA apresentaçãoA terceira edição da prova Ultra Madeira foi hoje apresentada em Machico. Com um número relevante: 500 atletas inscritos, 20% dos quais são estrangeiros que “já se deixaram cativar pelas provas desportivas organizadas pela Associação de Atletismo da Madeira”, refere esta associação.

Para a prova principal, com um percurso de 82,9 km, estão inscritos 159 atletas. Para os 30 km estão inscritos 175 atletas. Para os 17 km contam-se 153 atletas e para o mini trail, que é também Campeonato Regional de Trail (Juvenis), 10 atletas.

Policarpo Gouveia, presidente da AARAM, explicou que a Ultra Madeira é uma prova que atravessa a Madeira, desde a Ponta do Pargo até Machico. “O nosso objetivo tem sido proporcionar a vivência de atravessar a ilha da Madeira, por trilhos que eram utilizados pelos nossos antepassados”.

O responsável pela AARAM adiantou ainda que nesta 3ª edição a prova termina em Machico, ao contrário do ano passado que terminou no Caniçal. Uma “experiência”, também decorrente da opinião de muitos atletas participantes, mas que não é uma decisão definitiva para próximas edições.

David Gomes, diretor regional da Juventude e Desporto, sublinhou que tem sido política do Governo Regional esta aposta nos eventos desportivos, sempre em parcerias com as autarquias e outras entidades desportivas. “O que nós pretendemos é que, seja no concelho de Machico, seja no concelho de Santa Cruz, seja no concelho do Porto Moniz, se promova mais e melhor desporto. O Governo Regional trabalha com todos e para todos”.

Ricardo Franco, presidente da Câmara Municipal de Machico, disse que todos estes eventos devem ser entendidos como um investimento. “As provas desportivas são um fenómeno sócio-económico muito importante nas localidades onde se realizam”, ao nível da promoção da saúde, da promoção das paisagens do concelho, etc.

A “ULTRA MADEIRA” é um evento de trail running, que decorre integralmente na ilha da Madeira e que integra 4 provas:

• ULTRA MADEIRA – 82,9 km e 3600 metros de desnível positivo (formato linear)

• TRAIL 30K – 29,3 km e 1140 metros de desnível positivo (formato linear)

• TRAIL 17K – 16,9 km e 120 metros de desnível positivo (formato linear)

• Mini Trail – 5 km e 50 metros de desnível positivo (formato linear)