Colombo “desembarcou” na praia do Porto Santo com taxas de ocupação hoteleira à volta dos 90%

Colombo Porto Santo 1Colombo Porto Santo 2Festival ColomboColombo Porto Santo 5Cristóvão Colombo desembarcou ontem à noite na praia do Porto Santo. Cumpriu-se a tradição e foram centenas de pessoas que acompanharam este momento sempre constituem os pontos altos do Festival Colombo, organizado pelo Governo Regional, através da Secretaria Regional do Turismo e Cultura.

Foi um momento aproveitado pela secretária regional do Turismo e Cultura, Paula Cabaço, para lançar alguns números relativamente à ocupação hoteleira na ilha, bem como à redução da sazonalidade. “Relativamente a 2015, conseguimos passar de taxas de ocupação que, neste cartaz, rondavam os 65% para taxas que, atualmente, estão próximas aos 90%”.

A governante fez questão de sublinhar que este Festival “tem vindo a cumprir com a sua missão”, lembrando que, ao longo dos últimos quatro anos e em resultado desta aposta, conseguiu-se diminuir a taxa de sazonalidade de 60% para 45%, nesta ilha, aumentando, assim, a procura, no mês de setembro.

“Turistas e residentes que aplaudiram a chegada de Colombo, assim como toda a cerimónia de receção e o Cortejo pelas principais ruas da baixa, numa moldura humana que serviu para enriquecer e abrilhantar, ainda mais o cenário, assim como o arranque de um cartaz que tem vindo a crescer e a consolidar-se, do ponto de vista turístico”, refere uma nota do gabinete de comunicação da secretaria.

Colombo Porto Santo 3Colombo Porto Santo BColombo Porto Santo 4Colombo Porto Santo 6Recorde-se que, até ao próximo sábado, dia 14 de setembro, a Vila Baleira transforma-se numa cidade medieval para homenagear Cristóvão Colombo, vestindo-se a rigor e cumprindo a tradição, com muita animação à mistura, entre as 19.30 e as 00.00 horas.

Atuações teatrais e musicais, arruadas, espetáculos de Saltimbancos, Acrobatas e Malabaristas, Espetáculos de malabares de fogo, dança persa e música da época fazem parte do Programa onde não falta o artesanato e a gastronomia típica que, mais uma vez, marcam presença na tradicional Feira Quinhentista. Festa que prossegue amanhã, a partir das 19.30 horas.