Seis praias do Porto Santo com o Galardão Ouro

PORTO SANTO PRAIA

praia Porto santo
Foto José Campinho

Num total de 20 praias da Região distinguidas com o Galardão Qualidade de Ouro, seis são na ilha de Porto Santo, o que representam 30% da Região. A cerimónia do hastear da bandeira acontece a 18 de julho, pelas 10:30, na zona balnear da Fontinha, com a presença do presidente da Câmara Municipal, Idalino Vasconcelos, do vereador do Ambiente, Pedro Freitas e o presidente da Quercus, Paulo do Carmo.

Numa nota enviada à comunicação social, é referido que “a Praia do Porto Santo, banhada por um mar calmo e de águas cristalinas, estende-se por toda a costa sul da ilha, em de cerca de 9km. A tonalidade das suas areias, tornou a ilha do Porto Santo também conhecida como Ilha Dourada. Esta praia, além de oferecer tranquilidade aos seus banhistas, é famosa pela qualidade terapêutica das suas areias, hoje um facto cientificamente comprovado, que atrai à ilha vários visitantes com problemas do foro ortopédico e reumático. A água do mar, já utilizada em tratamentos de talassoterapia, apresenta quantidades anormalmente elevadas de crómio, estrôncio e iodo, elementos benéficos para a saúde humana, e que estão intimamente ligados ao bronzeado característico dos banhistas que fazem praia no Porto Santo.

A zona balnear da Fontinha “localiza-se junto ao principal núcleo urbano da ilha e é a mais emblemática das praias do Porto Santo. O apoio balnear, construído na década de 50 do século passado é da autoria de Raúl Chorão Ramalho, arquiteto que marca a paisagem urbana da ilha do Porto Santo. A zona Balnear da Fontinha hasteou no passado dia 7 de junho a sua 28º Bandeira Azul e 10ª bandeira “Praia Acessível, Praia para Todos”.