Estudantes começam esta segunda feira maratona dos Exames Nacionais com Filosofia

Milhares de estudantes de todo o país são chamados, a partir desta segunda feira, a realizar os Exames Nacionais, dos Ensinos Básico e Secundário.

No Ensino Secundário, pelas 09h30 desta segunda feira, arranca aquela que é uma etapa decisiva na vida dos estudantes que precisam de realizar as provas nacionais para poderem ingressar nas universidades portuguesas. O primeiro exame é de Filosofia. Na terça feira, pelas 09h30, será efetuado o de Português, normalmente com um elevado número de alunos inscritos, assim como o de Matemática (25 de junho), Física e Química, a 19 de junho, entre outros que se seguem.

A segunda fase dos Exames Nacionais está calendarizada para 18 de julho, mas a primeira fase é, inquestionavelmente, aquela que conta com a maior adesão dos estudantes que depois procuram preencher o maior número de vagas na I Fase da Candidatura de Acesso ao Ensino Superior, a 17 de julho, com divulgação nacional de resultados a 9 de setembro.

Também o Ensino Básico acerta o passo ao ritmo dos Exames Nacionais, nomeadamente os estudantes do 9.º ano de escolaridade, com as Provas de Português, a 21 de junho, e Matemática, a 27 de junho.

Recorde-se que, já foram realizadas as Provas Nacionais de Aferição, no Ensino Básico.