GNR-Madeira apreende 6.271 artigos contrafeitos no valor de 45.750 euros

O Comando Territorial da Madeira, entre os dias 1 e 6 de junho, em colaboração com Autoridade Regional das Atividades Económicas e da Policia de Segurança Pública, realizou várias ações de fiscalização no âmbito da operação anti-contrafação, nas localidades de Santa Cruz, Funchal e Ribeira Brava.

Na sequência das fiscalizações realizadas os militares apreenderam um total de 6.271 artigos contrafeitos, avaliados em 45.750 euros, dos quais se destacam: 5.192 peças de vestuário; 720 artigos desportivos; 66 perfumes; 30 relógios; 28 carteiras.

Ainda na sequência das ações de fiscalização, foram detetados 16 crimes por contrafação e cinco por tráfico de estupefacientes, sendo que ainda foram elaborados três autos de contraordenação dos quais se destacam: Um por falta de afixação de regras de segurança; dois por falta de indicação de menções obrigatórias na rotulagem em língua portuguesa.

A GNR salienta que tem-se verificado um aumento da contrafação de outro tipo de produtos além das peças de vestuário, como componentes eletrónicos, medicamentos, cosméticos, géneros alimentícios e suplementos alimentares com efeitos prejudicais para a segurança e saúde do consumidor.