A última passagem do Oriana pela Madeira é esta sexta-feira, navio passa da P&O para a China Travel Services

OrianaAmanhã, sexta-feira, 7 de junho, o “Oriana” faz a última escala na Madeira, enquanto P&O. A partir do outono, o navio será batizado de “Piano Land” e vai integrar a recém criada China Travel Services, tendo Xiamen como homeport para itinerários asiáticos.

Esta é a 160ª escala, no Porto do Funchal. O navio movimentou ao longo destes 29 anos, mais de 280 mil passageiros e mais de 128 tripulantes. A primeira escala foi a 12 Abril 1995. Em 2015, a APRAM assinalou os 20 anos da presença deste navio no Porto do Funchal. Em 1995, na viagem inaugural, o Funchal foi o primeiro porto de escala.

Recorde-se que, na altura, o navio da companhia P&O Cruises foi considerado um dos maiores do mundo e o maior construído nos estaleiros da Alemanha desde 1914.

Uma nota da APRAM dá a conhecer o programa de despedida, com início pelas 11.30 horas com a cerimónia de troca de ofertas com presença da Comandante do “Oriana”. Segue-se uma visita à exposição fotográfica do CEN na gare, a oferta de moldura com dedicatória à companhia pelas 160 escalas deste navio na região. Entre as 16h30 e as 17h30 ocorre a saída do navio com o rebocador APRAM com jatos de água. A lancha de pilotos acompanha c/ apito e a bandeira da Região estará no varandim. Haverá a presença do Grupo Folclórico Monteverde.