Bom desempenho ambiental vale prémios para 43 empresas e instituições do Funchal

CMF-boa gestão de resíduos prémiosForam 43 as empresas e as instituições distinguidas pela Câmara Municipal do Funchal, que entregou Certificados de Qualidade Ambiental pelo bom desempenho ambiental ao nível da deposição seletiva de resíduos, ao longo do último ano. A cerimónia marcou igualmente o arranque da edição 2019 da Semana do Ambiente.

Idalina Perestrelo, a vice presidente da Autarquia, foi a responsável pela entrega da distinção e sublinhou que “a Semana do Ambiente, à semelhança dos anos anteriores, além de comemorar o Dia Mundial do Ambiente, no próximo dia 5 de junho, tem por objetivo sensibilizar miúdos e graúdos para os desafios ambientais globais e para a necessidade dos cidadãos tornarem-se proativos no que respeita à preservação do meio ambiente.”

“Em 2007 foram criados os Certificados de Qualidade Ambiental para reconhecer o empenho das entidades na gestão dos seus resíduos. Desde então, a Câmara Municipal do Funchal orgulha-se de ter entregue 615 certificados, sendo 241 de ouro e 374 de prata, a 228 entidades distintas”. Este ano, a autarca anunciou, igualmente, a intenção de “avançar com a fiscalização aos condomínios existentes no Funchal, de forma a apurar se estará ou não a ser feita uma boa gestão dos resíduos sólidos, uma área onde consideramos que há muito trabalho a fazer.”

Outra das novidades foi a entrega às entidades premiadas de kits de alternativa ao plástico, onde se incluem uma garrafa de água de alumínio, sacos para compras em algodão reciclado para fruta, legumes ou pão, escova de dentes com cabo biodegradável, e cotonetes com bastão em bambu, 100% biodegradáveis, uma iniciativa enquadrada na Estratégia Municipal de Combate à Poluição provocada pelo Plástico, apresentada este ano.

“Todas as entidades distinguidas também viram o seu esforço ambiental traduzido numa redução da fatura da água, ao nível da taxa de resíduos sólidos urbanos, a qual representa, desde o início desta medida, quase meio milhão de euros em bonificações”.

Após a entrega dos certificados, foram inauguradas as exposições “Mar de Vida ou Mar de Plástico” e “Vida ou Plástico? A Escolha é Sua!”, que estarão patentes durante esta semana no Átrio da Autarquia e na Praça do Município. As duas exposições visam sensibilizar a população para a problemática dos plásticos e os seus impactos negativos à escala global.