Exposição “Viagens com mais de um século de História” a partir de amanhã no Infoart

Depois de ter estado patente ao público no Museu Etnográfico da Madeira, na Ribeira Brava, a Exposição “Viagens com mais de um século de História” chega, na próxima segunda-feira, dia 3 de junho, ao Espaço Infoart da Avenida Arriaga.

A inauguração da referida mostra, prevista para as 18.00 horas, contará com a presença da Secretária Regional do Turismo e Cultura, Paula Cabaço, naquele que é mais um exemplo da itinerância e de descentralização da oferta cultural, tornando-a acessível a vários e diferentes públicos.

Esta Exposição, que retrata o processo de fabrico dos conhecidos carros de cesto, com mais de um século de existência, bem como o quotidiano dos próprios carreiros, salvaguarda e promove a história de um produto que está firmemente associado à nossa identidade cultural, sendo também um dos elementos mais associados à imagem da Madeira, do ponto de vista turístico.

Com mais de um século de história, os carros de cesto ou carros do Monte, constituem um tipo de transporte único no mundo. Tudo leva a crer que terá sido na freguesia do Monte, por volta de 1850, que terá aparecido o carro de cesto, visto não haver qualquer registo anterior a esta data. Supõe-se que surgiu da ideia de Russel Manness Gordon de adaptar a corsa, transporte de carga, a um veículo mais confortável e seguro, de transporte de passageiros, de forma a chegar rapidamente ao Funchal.

Devido ao impulso das escalas de cruzeiros nos finais do Séc. XIX, este meio de transporte rapidamente transformou-se numa atração turística da freguesia. Atualmente a viagem tem um percurso de 2 km, com a duração aproximada de 10 minutos, a uma velocidade que chega a atingir os 48 km à hora.