Mercado Quinhentista já com trabalho no terreno, palco no Fórum e espetáculo piromusical são novidades

Machico mercado quinhentistaMachico Mercado quinhentista BMachico já prepara a XIV edição do Mercado Quinhentista, entre 7 e 9 de junho, este ano com o tema “O Desembarque”, podendo observar-se já a montagem dos barracas para uma edição que tem como novidade a inclusão de um novo palco, em forma de caravela que será instalado na praça do Fórum Machico, uma centralidade que aquele concelho começa a sentir necessidade de atender até por via dos investimentos que ali serão desenvolvidos no domínio hoteleiro.

Outra novidade desta edição acontece domingo, onde haverá também Teatro de Fogo com o tema “O Festim”, mas o destaque vai para o Espetáculo Piromusical “À Luz das Caravelas” pelas 23h00, que acontecerá pela primeira vez no Mercado Quinhentista e será da responsabilidade da Macedos Pirotecnia.

O Mercado Quinhentista, que vem ganhando cada vez maior dimensão e que todos os anos aumenta o número de visitantes, pela originalidade em termos de oferta no contexto das iniciativas regionais, dispõe este ano de 47 grupos com mais de 670 elementos, que farão ao longo dos três dias quase meio milhar de apresentações de música, teatro, dança, saltimbancos, falcoaria, recriação histórica e artes circences.

“À semelhança dos anos anteriores, esta edição contará para além dos 42 grupos amadores de escolas e associações culturais e recreativas regionais, com 5 grupos continentais – 2 de música e 3 de teatro que irão abrilhantar ainda mais o evento. Assim, para além da Companhia Vivarte, que tem sido presença habitual nos últimos anos, teremos este ano a presença dos prestigiados grupos de música medieval Cornalusa e Curinga e das Companhias de Teatro Três Irmãos e Jenus”, refere uma nota da organização

Ao nível dos pontos altos do evento a organização sugere, na sexta feira, dia 7, o Cortejo de Machim e Ana d’Arfet pelas 21h00 e o Teatro de Fogo “Uma Estória de Amor” às 23h30. No sábado, teremos pelas 16h30 na baía de Machico o desembarque de Tristão Vaz e Gonçalves Zarco, seguido do Cortejo dos Navegadores com 1300 figurantes devidamente trajados à época. À noite, o Teatro de Fogo “Ritual do Sacrifício” pelas 23h30 protagonizado pelas duas companhias de teatro continentais.

Todos os dias, pela 19h00, os visitantes poderão assistir ao Torneio a Cavalo numa Liça preparada para o efeito e realizar passeios a cavalo pelo espaço do evento.