J. Pinto da Costa protagonizará curso intensivo de medicina legal na Madeira em Julho

O médico legista de maior reconhecimento no país, José Pinto da Costa, de 85 anos, prepara-se para viajar do Porto até à Madeira para de administrar um curso intensivo de medicina legal. Com uma duração de 10 horas, o curso realizar-se-á nos dias 19 e 20 de Julho no Funchal. Parte integrante do catálogo de formação em ciências forenses do Instituto CRIAP, este curso destina-se a estudantes e profissionais da área das ciências sociais ou da saúde – casos da medicina, criminologia, sociologia ou psicologia.

Os participantes, que podem inscrever-se até 14 de Julho através do site do Instituto CRIAP, terão a oportunidade de abordar tópicos como a actualidade da medicina legal em Portugal, com passagem pela conjuntura penal e civil, até à caracterização dos passos para realizar uma autópsia.

Na sequência do trabalho que tem desenvolvido não só no Centro Médico-Legal de que é proprietário, mas também na docência, enquanto professor catedrático de diversas universidades, J. Pinto da Costa acumula perto de sessenta anos de carreira, com mais de 30 mil autópsias realizadas. Em 1976 tornou-se director do Instituto de Medicina Legal do Porto, lugar que ocupou até ao ano de 2001. Actualmente é director científico do Instituto CRIAP, entidade de formação especializada em áreas como a Psicologia, Ciências Forenses ou Recursos Humanos, com ensino presencial e à distância.