Nós, Cidadãos! propõe cacifos nas escolas primárias e tablets e e-books para os alunos

O partido “Nós, Cidadãos!” anunciou que irá propor na próxima reunião da Assembleia Municipal do Funchal (AMF), que a autarquia ponha fim ao peso excessivo das mochilas escolares. Para que isto aconteça, recomenda a instalação de cacifos em todos os estabelecimentos do 1º ciclo do ensino básico do Funchal.
Na condição de Cidade Educadora (desde 2014), o Funchal, entende esta força política, deve continuar a ser uma cidade pioneira em projectos, medidas ou actividades educadoras, mas deve visar também a melhoria das condições em que a educação se presta.
A proposta do “Nós, Cidadãos!” sustenta-se em estudos realizados por investigadores do Observatório dos Recursos Educativos (num documento intitulado “O peso das mochilas escolares), em dois estudos efectuados pela DECO e nas recomendações feitas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), de que o peso das mochilas escolares não deve exceder os 10% do peso da criança/aluno(a).
A proposta dos cacifos deverá ser apresentada na segunda feira, dia 29 de Abril, na sessão ordinária da Assembleia Municipal do Funchal.
O partido insta também a Câmara Municipal do Funchal a avaliar a possibilidade económica e o impacto para o erário municipal, da substituição gradual da oferta dos manuais escolares em formato papel por e-books, com a oferta dos respectivos tablets, para os alunos do 1º ciclo, reduzindo também desta forma o consumo de papel e a sua pegada ecológica.