Rui Marote, António Cruz e Sofia Vasconcelos convidam à viagem na Tertúlia do Museu Café

 

 

Rui Marote, António Cruz e Sofia Vasconcelos partilharam as suas experiências de viagens, no Museu Café, num debate moderado por Cláudia Faria. Fotos FN.

Todos unidos por um denominador comum: a paixão pelas viagens. Este foi o mote para uma descontraída conversa de fim de tarde, no Museu Café, destinada à partilha de vivências em torno do fascínio de conhecer o mundo.

“Viagens pelo Mundo” foi o tema da Tertúlia que teve lugar hoje no espaço comercial e cultural “Museu Café”, pela voz do Jornalista Rui Marote, do escritor António Cruz e da blogger Sofia Vasconcelos. Um painel moderado por Cláudia Faria, do Centro de Estudos de História do Atlântico.

Da viagem virtual à clássica viagem “in loco”, uma conversa que tocou as várias modalidades que hoje existem para descobrir ou revisitar o mundo. Rui Marote, com mais de quatro décadas de jornalismo, a fotografar o mundo, deixou a partilha de que planifica com antecedência as suas viagens, só recorrendo às agências de viagem quando se levantam algumas questões de natureza burocrática. Efetivamente, uma das grandes dificuldades e morosidade nesta programação é a obtenção dos vistos para entrar em determinados destinos. Cada viagem é uma aventura, segundo Rui Marote, movida pelo ensejo de conhecer novos hábitos, mas sempre com o impulso de voltar à terra.

Já António Cruz considera que, uma vez em Roma, sê romano, isto é, uma vez entrado num destino, há que se abstrair da matriz cultural de origem e mergulhar na plenitude cultural do país de chegada, sem comparações com a origem do viajante. Há que penetrar na profundidade e mundividência cultural da porta de entrada para um conhecimento mais global da realidade a visitar.

Foi um resto da tarde com muitas pontes criadas para conhecer mundo, com a mais valia da tecnologia e das viagens da blogger Sofia Vasconcelos.

Após o relato das experiências, a Banda Black Dog Blues Band animou a Tertúlia que deixou algumas sugestões para um novo périplo pelo mundo.