
A criação de uma faixa de estacionamentos para 150 automóveis ao longo de toda a Marginal da Madalena do Mar, baseada num estudo técnico e que vai ao encontro das necessidades da população e dos comerciantes locais, é a proposta que a vereação do PSD vai apresentar amanhã, quinta-feira, em Reunião de Câmara da Ponta do Sol.
Recorde-se que numa reunião recente da Autarquia, uma proposta neste mesmo sentido, apresentada pela vereadora do CDS Sara Madalena, foi rejeitada com os votos contra dos vereadores do PS e do vereador social democrata Virgílio Pereira, sendo que Sara Madalena votou naturalmente a favor e o outro vereador social democrata, Lino Pita, absteve-se, invibializando-se assim a solução centrista.
Defendendo agora a proposta do PSD, Virgílio Pereira refere ser “urgente criar uma faixa de estacionamento na Marginal da Madalena do Mar”, explicando que os moradores, os comerciantes e os visitantes continuam com dificuldades em estacionar neste local.
Por outro lado, para além dos estabelecimentos comerciais terem uma grande procura durante todo o ano, no período da época balnear verifica-se um pico de tráfego automóvel, potenciado pela “excelente” frente mar da Madalena do Mar.
“Pelo enorme potencial que a frente mar da Madalena do Mar oferece, esta merece uma atenção redobrada”, destacou o vereador social-democrata, defendendo que, para além de novos estacionamentos, a marginal deverá ser requalificada e dotada de outras valências de forma a dinamizar a economia local e a oferecer melhores condições para os visitantes e para os moradores, que também utilizam aquele troço para a prática de exercício físico. A criação do estacionamento implica apenas uma intervenção rápida e de custos reduzidos, uma vez que não será necessária a realização de obras, revela o autarca social-democrata.
“Aquilo que propomos é a redefinição da sinalização horizontal e colocação de sinalização vertical de delimitação de velocidade de modo a serem criados estacionamentos em toda a extensão norte da Marginal, com salvaguarda do acesso automóvel às respetivas moradias, possibilitando a manutenção das duas vias de circulação existentes”, conforme pode ler-se na proposta que será entregue amanhã na Reunião de Câmara do Município da Ponta do Sol.
Refira-se que a reunião de amanhã é, aliás, muito centrada na freguesia da Madalena do Mar, uma vez que a vereadora do CDS, como já foi noticiado, vai também apresentar duas propostas que visam insistir na solução de estacionamento para a marginal daquela freguesia. Um das propostas prevê docas de estacionamento, outra pretende que a zona seja considerada de coexistência, permitindo estacionamentos, a circulaçao automóvel a velocidade moderada, além da circulação pedonal e zona de passeio.
Relativamente à ordem de trabalhos da reunião camarária, a zona de coexistência, apresentada pelo CDS, é mesmo a que será analisada em primeiro lugar, como ponto 4, relativamente às propostas de estacionamento na Avenida 1º de fevereiro, que compõem o ponto 5.