Funchal investiu 2,5 milhões na integração de 385 desempregados em programa de formação

A Câmara do Funchal entregou hoje prémios no valor de 195 mil euros.

O Programa de Formação e Ocupação em Contexto de Trabalho foi criado pela Câmara Municipal do Funchal em 2015 e é destinado a pessoas em situação de desemprego que não recebem qualquer tipo de apoio ou ajuda. Desde a sua implementação, a Autarquia já integrou nos seus serviços 385 formandos, o que se traduz num investimento de 2,5 milhões de euros, “totalmente vertido do Orçamento Municipal, sem apoios de fundos nem de outras entidades”, como refere uma nota a este propósito.

Hoje, decorreu a cerimónia de entrega de prémios de incentivo e integração a 86 formandos que concluíram o Programa, numa cerimónia que decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho. O valor total dos prémios entregues ascendeu a 195 mil euros.

O Presidente Paulo Cafôfo agradeceu, desde logo, o contributo de todos os presentes, “que embarcaram nesta missão de serviço público, a qual lhes permitiu, por outro lado, verem reforçadas as suas competências, o que será garantidamente uma mais-valia para o os seus percursos profissionais. Em nome da Autarquia e da cidade do Funchal, agradeço o vosso trabalho, empenho e profissionalismo.”

Paulo Cafôfo enalteceu, de seguida, a importância do momento, “numa época em que a Madeira é a Região com a mais alta taxa de desemprego do país, com uma grande preponderância nos jovens, o que nos deve preocupar seriamente a nós, responsáveis políticos, e conduzir a ações concretas. O que esperamos deste nosso Programa é que continue a ser efetivamente um incentivo, não só monetário, mas sobretudo à integração no mercado, através da aprendizagem e capacitação adquiridos, com impactos consequentes para o vosso futuro.”

Os PMOFTC têm várias durações possíveis, sendo as mais comuns 9, 12 e 18 meses. Durante o programa, os formandos recebem uma bolsa mensal. No final, conforme a duração, as habilitações do participante e a avaliação positiva, estes têm ainda direito a um importante prémio de incentivo e integração, que pode ascender, em termos máximos, a 2750€, tendo estes sido entregues na cerimónia de hoje.