Mesa redonda vai abordar momentos da criação da UMa

No âmbito das comemorações do 30.º aniversário da Universidade da Madeira, realiza-se, no próximo dia 13 de Março, a mesa redonda intitulada “Memórias da UMa”, refere uma nota enviada por esta instituição de ensino superior às Redacções.

O objectivo é evocar os seus momentos instituidores, desde a conclusão do Estudo de Viabilidade até a aprovação dos primeiros Estatutos.

Neste sentido, serão discutidos temas como ‘Estudo sobre a viabilidade de uma universidade na Madeira’, ‘A fase de instalação’, ‘Os primeiros Estatutos’, ‘Dupla Tutela’ e ‘A Universidade, no futuro’.

Moderada por Carlos Fino, a mesa redonda contará com a intervenção de oradores como Francisco Fernandes, presidente do Conselho Geral; José Carmo, reitor; Brazão de Castro, secretário regional da Educação entre 1980 e 1992; Francisco Santos, secretário Regional da Educação entre 1992 e 1998; Castanheira da Costa, membro de Comissões Instaladoras e em funções de reitor durante a discussão e aprovação dos primeiros Estatutos; Jesus Maria Sousa e Luís de Sena Lino, que pertencem aos quadros da instituição madeirense desde o seu início e participaram na discussão dos primeiros Estatutos; Jorge Carvalho, primeiro presidente da Associação Académica e actual secretário regional da Educação; e Carlos Abreu, actual presidente da Associação Académica.

O evento, aberto à participação da comunidade académica e do público em geral, está marcado para as 14h30, no Auditório da Reitoria da UMa, ao Colégio dos Jesuítas.