Realizador Tiago Hespanha nas Conferências do Museu para falar do filme “Visita Guiada”

Segundo uma informação do Museu de Arte Sacra do Funchal, no âmbito do tema escolhido pela instituição para a iniciativa “As Conferências do Museu 2019 – Mediações: Aprendizagem, Património e Museus”, o documentário Visita Guiada (2009) integrará o programa do segundo dia das Conferências, e contará com a apresentação/reflexão do seu realizador, Tiago Hespanha.

Tiago Hespanha é realizador e produtor, com formação de base em arquitectura; é sócio fundador da produtora “Terratreme Filmes”, é professor de realização no mestrado internacional em documentário DOCNOMADS e é membro dos ATELIERS VARAN.

Sobre “Visita Guiada”, explica: “No Verão de 2008, acompanhei vários grupos de turistas que vieram visitar Portugal, de Norte a Sul do país. Nestas visitas filmei guias intérpretes portugueses e estrangeiros, cujo objectivo era transmitir uma ideia da história e da cultura do país. Fazer este filme foi uma oportunidade para descobrir que a História é contada de tantas formas quantas os guias que encontrei. A História e a cultura estão sujeitas a construções muito pessoais e subjectivas, cada um faz a sua! Isto é o que torna vivos estes elementos identitários e o que me fascinou em todo este processo. Este filme foi pensado e feito à volta de uma ideia, a da transmissão. Não é um documentário sobre guias intérpretes mas um filme feito com guias, apontando-os como aqueles que contam, que explicam, que entusiasmam, que dão a ver. A subjectividade do narrador, a sua implicação pessoal na forma como conta a história, eram para mim factores essenciais para a construção do filme. Entretanto passaram 10 anos e muita coisa mudou no mundo do turismo, esta é das áreas que mais se desenvolveram e se transformaram neste tempo, se não mesmo a principal. Proponho que olhemos para este percurso mantendo a ideia da transmissão e da subjectividade dos discursos como central e pensemos como tem evoluído”.

Tiago Hespanha realizou os filmes: ‘Campo’ – em finalização, ‘No Trilho dos Naturalistas – São Tomé’ (Doc, 58’, 2016), co-realizado com Luisa Homem, ‘Revolução Industrial’ (Doc, 72’, 2014), co-realizado com Frederico Lobo, ‘Visita Guiada’ (Doc, 54’, 2009), ‘O Presente que Veio de Longe’ (Doc, 5’, 2008) e ‘Quinta da Curraleira’ (Doc, 22’, 2006). Foi co-autor e argumentista do filme ‘A FÁBRICA DE NADA’ (Fic, 182’, 2017)

As “Conferências do Museu” realizam-se nos dias 8 e 9 de Março. As inscrições e programa do evento estão disponíveis no site online das conferências (https://conferenciasmasfsite.wordpress.com) e nas redes sociais do MASF – Museu de Arte Sacra do Funchal.