Mais de duas dezenas de estudantes do “Liceu” fazem visita de estudo a Berlim

O grupo de estudantes que efetua a visita a Berlim.

Um grupo de 23 alunos da Escola Secundária Jaime Moniz efetua uma visita de estudo a Berlim, entre 5 e 12 de dezembro deste ano, orientado pelos docentes da referida instituição escolar, Isabel Barros e Marco Rebelo. Uma tradição com alguns anos e que proporciona aos estudantes um conhecimento com as tradições natalícias da Alemanha, apara além da formação cultural dos jovens.

Esta viagen tem a sua história. No início do ano letivo de 2017/18, no âmbito da disciplina de Alemão, alguns alunos do 11º ano das turmas 12 do Curso de Ciências e Tecnologias, assim como outros alunos das turmas 42, 43 e 46 do Curso de Línguas e Humanidades manifestaram o desejo de participar numa visita de estudo a Berlim. A fim de dar continuidade ao projeto, os dois professores reuniram no 2.º período com o Presidente do Conselho Executivo da ESJM, Jorge Moreira, com o intuito de saber se a data escolhida (5 a 12 de Dezembro) seria conveniente. Após a anuência do responsável pela Escola, e no início do 3º período, os docentes Isabel Barros e Marco Rebelo reuniram com os alunos e encarregados de educação interessados em participar no projeto.

Nessa reunião, foram também debatidas várias formas de angariação de fundos para a viagem através da realização de diversas atividades ao longo do ano.
Considerada uma mais-valia para os alunos de línguas estrangeiras, este tipo de atividade contribui para um enriquecimento dos alunos do ponto de vista não só linguístico, mas também cultural do país em estudo. Para os alunos inscritos no programa, esta visita representa o culminar das experiências da aprendizagem da língua alemã para “fechar com a chave de ouro” – a visita a Berlim, a capital alemã. Neste contexto, a cidade de Berlim oferece uma experiência única, não só por ser a capital da Alemanha, mas também por ter sido palco de alguns dos acontecimentos mais marcantes da história europeia.

Esta iniciativa foi já realizada pelos mesmos docentes nos anos 2011, 2013, 2015 e 2016, tendo sempre superado as expetativas dos alunos e dos seus encarregados de educação.

Com o objetivo de divulgar este projeto desde do seu início, foi criado um site (www.visitaestudoaberlim.com), onde se pode visualizar, os trabalhos e testemunhos dos alunos, as fotos das atividades realizadas, entre outras informações.
A visita de estudo a Berlim, nesta altura do ano, é também muito importante, porque a Alemanha vive intensamente a época natalícia, com uma profusão de tradições que têm início no fim de novembro, como os mercados de Natal, espalhados por toda a cidade. Deste modo, os alunos terão a oportunidade de experienciar esta realidade. Para além destas vivências natalícias, haverá também visitas culturais a locais de interesse histórico e turístico, assim como a recintos lúdicos e desportivos.

Finalmente, e com o intuito de proporcionar aos nossos alunos o convívio com outros jovens alemães, os professores organizadores do projeto estabeleceram já contactos com professores da Europa-Schule em Berlim, no sentido de se dinamizarem atividades conjuntas que envolvam todos os participantes.
O grupo de alunos inscritos na visita de estudo a Berlim deste ano é constituído por 23 alunos das turmas 12, 42, 43 , 45 e 46 do 11º ano, oriundos dos concelhos do Funchal, Santa Cruz, Machico e de Câmara de Lobos (Estreito Câmara de Lobos e Curral das freiras).