Susana Prada justifica “investimento” de 1,6 milhões em sistema de rega para o campo de golfe do Santo da Serra

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

A secretária regional do Ambiente e Recursos Naturais, Susana Prada, reagiu hoje às críticas ao Governo Regional por causa do pagamento de 1,6 milhões ao Clube de Golfe do Santo da Serra. Recorde-se que os socialistas madeirenses querem ouvir a governante no parlamento regional, por causa deste pagamento, que terá de ser realizado por, alegadamente, o GR não ter cumprido com a obrigação contratual de assegurar o caudal de água necessário para o normal funcionamento do campo de golfe do Santo da Serra, num acordo entre o Executivo e os proprietários daquela infraestrutura.

Susana Prada apresenta uma versão diferente: disse hoje aos jornalistas que o GR, na qualidade de proprietário do campo de golfe do Santo da Serra, o qual se encontra concessionado ao Clube de Golfe, “vai investir um milhão e seiscentos mil euros num novo sistema de rega, mais eficiente”, e que permitirá gastar menos água.

O actual sistema de rega do campo, sustenta a governante, é antigo e consome demasiada água, sustentou.

“Mas, para não prejudicar os agricultores, o Governo tem vindo a dar prioridade ao regadio agrícola, em detrimento da rega do campo de golfe”, garantiu.

“Sabendo nós que a precipitação está a diminuir e a temperatura a aumentar, as disponibilidades hídricas serão cada vez menores, pelo que há que investir em sistemas cada vez mais eficientes, ou seja, que permitam regar com menos água, a mesma área, e é isso que o Governo Regional está a fazer”, concluiu.