Rua Dr. Fernão de Ornelas reabre às 10 horas, trânsito automóvel retoma circulação anterior às obras

imagem FO 1 FASE
A circulação automóvel retoma os sentidos anteriores à intervenção na Rua Dr. Fernão de Ornelas.
Fernão Ornelas abre ornamentalções
Com as ornamentações de Natal já montadas, a Rua Dr. Fernão de Ornelas reabre às 10 horas.
Fernão ornelas reabre às 10
A 1ª fase da intervenção na “Fernão de Ornelas” custou 313 mil euros. A 2ª fase começa em janeiro de 2019 e o encerramento da rua está nos objetivos.

É já daqui a pouco que a Rua Dr. Fernão de Ornelas reabre ao trânsito automóvel depois das obras levadas a efeito no troço compreendido entre a Rua Visconde do Anadia e a Rua do Ribeirinho, situação que originou alguns constrangimentos na circulação automóvel nas áreas envolventes, motivando várias críticas à Autarquia, em função das ruas que se encontram condicionadas devido a interveção.

A Câmara dá conta da reabertura daquela que é uma das mais emblemáticas artérias do Funchal, anunciando que “a 1ª fase da empreitada de remodelação urbanística Rua Dr. Fernão de Ornelas foi concluída quase duas semanas antes do prazo”, sublinhando ainda que esta fase inicial “incidiu nas redes de saneamento básico e pavimentação no troço entre a Rua do Visconde de Anadia e a Rua do Ribeirinho de Baixo sendo que, tal como já foi anunciado pela Câmara Municipal do Funchal, a 2ª fase só terá início em janeiro de 2019, depois de concluídas as festividades de Natal na Baixa da cidade”.

Numa nota a propósito desta reabertura, a Autarquia lembra que foi entendimento desta gestão “que esta era a melhor forma de concretizar a remodelação urbanística em causa, garantindo uma intervenção integrada, que inclui novas redes subterrâneas de águas e saneamento em toda a extensão da rua, num investimento global de 313 mil euros, com benefícios diretos para o comércio envolvente”.

Com a opção de executar a obra por fases, refere a Câmara, “garantiu-se que neste Natal a rua estará em perfeitas condições para a realização das atividades que ali normalmente têm lugar, como é o caso mais paradigmático da Noite do Mercado.

A normal circulação rodoviária será retomada esta segunda-feira, a partir das 10h, conforme vigorava anteriormente a esta intervenção, pelo que a Autarquia alerta o que passará a vigorar, já hoje, em termos de circulação automóvel, na rua e das ruas circundantes:

  • A circulação na Rua do Carmo manter-se-á no sentido Rua 31 de Janeiro em direção à Rua do Visconde do Anadia;
  • A circulação na Rua Dr. Fernão de Ornelas manter-se-á no sentido Rua do Carmo em direção à Rua Visconde do Anadia, sendo possível virar à esquerda para a Rua do Ribeirinho de Baixo, em direção ao parque de estacionamento, ou à Rua do Seminário;
  • A circulação na Rua do Seminário será invertida, circulando da Rua do Ribeirinho de Baixo em direção à Rua do Carmo;
  • A circulação na Rua do Ribeirinho de Baixo será invertida, circulando da Rua do Carmo em direção à Rua do Seminário ou à Rua Dr. Fernão de Ornelas.