Câmara do Funchal “repete” Bandeira Azul da Europa pelas “boas práticas ambientais”

CMF bandeira
A Bandeira Azul é atribuída pelas “boas práticas ambientais”.

A Câmara Municipal do Funchal será novamente galardoada este ano, pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), devido às suas práticas ambientais de excelência. É a quarta vez consecutiva que a Autarquia liderada por Paulo Cafôfo recebe a Bandeira Verde ECOXXI.

A Autarquia, em nota enviada à comunicação social, refere tratar-se de “um reconhecimento que é atribuído com base na monitorização de valores relacionados com a educação ambiental e para a sustentabilidade, a qualidade do ar e da água, o ordenamento do território, o ruído, a gestão dos resíduos, a mobilidade sustentável e eficiência energética, a limpeza e os espaços públicos, entre outros, num total de 21 indicadores avaliados, que fazem do Funchal uma cidade exemplar neste campo.

Segundo a mesma nota, “o resultado de 2018 (75,7%) é o melhor de sempre da Autarquia, batendo de forma substancial o recorde do ano passado (66,01%), bem como os registos dos anos anteriores (65,5% em 2016 e 63,9% em 2015), “numa evolução incontornável face ao primeiro galardão. Todos os anos temos conseguido fazer mais e melhor no cumprimento das metas da ABAE e o Funchal é, uma vez mais, o único Município da Região a ser distinguido por esta associação que faz parte da Fundação para a Educação Ambiental (FEE), onde estão agrupadas entidades internacionais que promovem atividades de Educação Ambiental para a Sustentabilidade em mais de 60 países.”, refere Idalina Perestrelo, a vereadora com o pelouro do Ambiente.