Funchal começa a assinalar Dia do Mar com limpeza na praia do Garajau

CMF Dia do Mar
Dia do Mar assinalado pela Câmara Municipal do Funchal.

A Câmara Municipal do Funchal promove, esta semana, através da Estação de Biologia Marinha do Funchal, uma série de atividades comemorativas do Dia Nacional do Mar, que se assinala oficialmente esta sexta-feira, dia 16 de novembro.

O programa teve início já ontem, com uma ação de limpeza na Praia do Garajau, que contou com a participação de duas turmas de alunos, uma do Ensino Básico e outra da Universidade da Madeira. Durante a ação, foram retirados da praia cerca de 600 pedaços de plástico, 500 de esferovite, 150 peças de borracha e, ainda, pedaços de ferro, garrafas de plástico, fios elétricos, papel e beatas de cigarro.

Até ao próximo dia 19 de novembro estará, por sua vez, patente, na Escola Horácio Bento Gouveia, a exposição “Tesouros Profundos do Atlântico”, com a escola a acolher várias palestras e workshops dedicados ao tema “A Madeira debaixo d’água”, entre os dias 15 e 19 de novembro.

Finalmente, esta sexta-feira, dia 16 de novembro, o Dia Nacional do Mar será assinalado com visitas guiadas à Estação de Biologia Marinha do Funchal, agendadas para as 10h, 11h, 15h e 16h.

A Vereadora Idalina Perestrelo, que tutela os pelouros da Ciência e Conservação da Natureza no Município, enfatiza a relevância de “providenciar atividades que elucidem os nossos jovens para as potencialidades do mar da Madeira. É nosso dever sensibilizá-los para a urgência de proteger o nosso mar, bem como para toda a biodiversidade marinha que temos, disponibilizando métodos de aprendizagem cada vez mais enriquecedores.”