Natal “diferente” em Santa Cruz, montagens já no terreno, instalações, roteiro, Largo da Achada em “grande” e noite do Mercado a 15 de dezembro

Santa Cruz luzes de Natral CC
A iluminação de Natal já está colocada sobre a ribeira, em Santa Cruz.
iluminação Santa Cruz
O processo de montagem da ornamentação de Natal já começou na reta do Garajau.

Este Natal, em Santa Cruz, promete deixar marcas pela diferença. A começar pelo orçamento, superior ao de anos anteriores (pouco mais de 100 mil euros) e tempo de preparação, passando pela montagem, que neste momento já está em curso, mas apontando para um produto final que tem tudo para dar certo e para surpreender os munícipes. Quem diz os munícipes, diz também os visitantes e aqueles que, logo após aterrarem no Aeroporto, passam pelo concelho que é uma “porta de entrada” na Região, uma entrada que vai dar que falar no impacto visual para quem chega. Além de passar, é um convite para parar.

A sede de concelho é o que popularmente se pode chamar de “menina dos olhos”, pela envolvência e pelas caraterísticas que o espaço contempla, particularmente em contexto natalício. O Caniço é onde está a maior parte da população, com uma componente turística muito grande, que apela a um cuidado especial nesta programação, Camacha tem tradições, o Largo da Achada é para “arrasar”, Gaula e Santo da Serra completam o circuito programado de muita luz, muita cor, muito de tudo para viver o Natal como os madeirenses gostam de viver. Na parte religiosa e na parte profana, tudo conta.

lia Ascenção
Élia Ascensão garante que Santa Cruz terá um Natal 2018 “muito luminoso e muito iluminado”.

É isso, pelo menos, o que perspetiva a vereadora com o pelouro da Cultura, Élia Ascensão. Não esconde o entusiasmo, não deixa passar a oportunidade para vincar as condições que hoje a Câmara disponibiliza, pelo equilíbrio das contas, por forma a que este Natal possa ser ainda mais brilhante. Disponibilidade existe, mas o dinheiro está contado, aproveitamento ao máximo, que espera seja diretamente proporcional ao sucesso que as ornamentações natalícias terão em toda a população do concelho.

As luzes começaram já a ser colocadas, por exemplo no centro de Santa Cruz, na reta do Garajau, na rotunda da Camacha. Há quem diga que é cedo, mas o cedo é relativo. Élia Ascensão diz que “tudo está a ser feito com tempo”, sublinhando que começou a pensar neste Natal “há um ano”. Diz que, este ano, é para contrariar aquela ideia de trabalhar sobre o joelho. Em anos anteriores, não foi possível reunir condições para fazer este trabalho atempado, mas agora desenvolvemos uma outra planificação”. E afirma que já tinha “a programação fechada com dois meses de antecedência”.

Tem uma garantia para dar aos munícipes: “Este Natal, em Santa Cruz, será muito luminoso e muito iluminado”. Com esta declaração, define tudo, ruas bem iluminadas, a que se junta um enquadramento de luz que a vivência da época oferece, em todos e cada um dos residentes no concelho. “Santa Cruz merece um Natal preparado com antecedência, com cuidado, devidamente pensado para as pessoas do concelho, para as empresas, para os visitantes, tratando-se de uma zona de afluência turística”.

A empresa “Alpendre” é aquela que está a preparar toda a componente de decoração de espaços públicos, o que, na perspetiva da vereadora, “dá confiança no sentido de que o resultado final só pode ser ainda melhor do que aquele verificado no ano passado. Teremos uma particular atenção ao centro de Santa Cruz, muito pitoresco, que nos permite pensar num todo. Devo dizer mesmo que, este ano, o grande foco dos festejos de Natal será Santa Cruz. Quando as pessoas chegarem ao centro de Santa Cruz, pelas seis da manhã do dia 1 de dezembro, dia da Restauração, irão aperceber-se que muita coisa está diferente”.

Santa Cruz luzes de Natal B
As árvores junto à Câmara Municipal já têm lâmpadas colocadas.

A iluminação, diz Élia Ascensão, “é bem diferente daquela que estamos habituados em Santa Cruz. Além disso, estamos a preparar um roteiro, com vários cenários, envolvendo obviamente histórias de Natal, o presépio será colocado no Jardim Municipal em frente à Câmara e haverá uma instalação, retratando a Anunciação do Anjo, na Praça Padre Olavo”.

Aquela que é a “porta de entrada” na Madeira, para quem chega por via aérea, em função da existência do Aeroporto Internacional Cristiano Ronaldo, merece, da parte do pelouro da Cultura da Câmara de Santa Cruz, uma particular atenção, sendo que a Rotunda de Santo Amaro, um primeiro impacto natalício para quem vem em direção ao Funchal, terá uma instalação com algum destaque”.

Outro momento alto para o concelho, nas Festas de Natal, como de resto já é tradição em muitos outras localidades, é a Noite do Mercado, que este ano decorre a 15 de dezembro. A vereadora explica que “o objetivo foi garantir algum distanciamento relativamente às noites do Mercado de outros concelhos, no sentido de não realizar na mesma data daquela que é a noite maior do Mercado, no Funchal, bem como as restantes que ocorrem em Machico, Câmara de Lobos, além de outros concelhos, cujas festas deverão realizar-se no dia 22 de dezembro. Foi mais nessa perspetiva que encontrámos a data de 15 de dezembro como a mais adequada para assinalarmos a nossa Noite do Mercado no Natal de Santa Cruz”.

lia Ascenção com Filipe Sousa
O Natal no Caniço conta, este ano, com uma novidade, um espaço infantil para ir ao encontro das inúmeras crianças que vivem na freguesia.

Relativamente a novas ruas iluminadas e novos motivos nas diferentes freguesias, a vereadora revela que o Caniço terá, este ano, além do presépio “mais um cenário virado para a população infantil”, aliando-se a uma iniciativa da junta de freguesia que está a organizar o Natal na Cerca, uma tradição que se pretende valorizar. De resto, temos o espaço junto à Igreja, com uma instalação, a reta do Garajau iluminada e uma especial atenção à zona dos Reis Magos, para os residentes e para os turistas”, a que se acrescenta, ainda, a decoração na Rotunda da Cancela.

E quanto à Camacha, sai um “carinho especial”: “Não é por nada, mas a Camacha vai ficar bonita, com um toque diferente, essencialmente no Largo da Achada”.

As iluminações do concelho serão ligadas primeiramente em Santa Cruz, no dia 1 de dezembro, seguindo-se as restantes freguesias até ao dia 8 desse mês da “Festa”. No dia 1, coincidente com as comemorações do Dia da Restauração, a população é chamada a juntar-se, pelas 6 da manhã e, depois, à noite, na apresentação do roteiro de cenários. A apresentação das festas, relativamente à Camacha e Caniço, decorrerá respetivamente nos dias 8 e 13 de dezembro.