XII Encontro Regional Eco-Escolas da RAM no Porto Moniz a 26, 27 e 28 deste mês

O Espaço Multiusos do Porto Moniz acolhe, nos próximos dias 26, 27 e 28 de Outubro, o XII Encontro Regional Eco-Escolas da Região Autónoma da Madeira. O mesmo está a ser organizado no âmbito de uma estratégia conjunta da Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), Direcção Regional do Ordenamento do Território e Ambiente e Câmara Municipal do Porto Moniz.

A sessão de abertura realiza-se na sexta-feira, pelas 9h30. Na mesma actuará o grupo de percussão “PanCaotuques”, do Centro de Actividades Ocupacionais de S. Vicente/Porto Moniz, registando-se intervenções do presidente da Câmara Municipal do Porto Moniz, da secretária regional do Ambiente e Recursos Naturais, do secretário Regional de Educação, da directora Regional do Ordenamento do Território e Ambiente e da coordenadora nacional do Programa Eco-Escolas. Seguidamente, serão entregues certificados às Eco-Escolas do Município do Porto Moniz, será realizada a cerimónia simbólica do hastear das bandeiras verdes e realizar-se-á um beberete na frente mar. Estão previstas, posteriormente, visitas às exposições “Eco-Código Regional 2018” e ao Aquário da Madeira, no Porto Moniz. 

Para a parte da tarde, está prevista a realização de vários painéis, o primeiro dos quais sobre o Programa Eco-Escolas no Porto Moniz. Nestes painéis participarão Adelina Martins, professora, as coordenadoras nacional e regional do programa, respectivamente, Margarida Gomes e Eunice Pinto, José Manuel Silva, do gabinete da Secretária Regional dos Assuntos Naturais (que se debruçará sobre os recursos geológicos do arquipélago) e de Filipe Oliveira, da AREAM, que falará sobre a importância da redução do uso dos combustíveis fósseis.

Mais tarde, Henrique Rodrigues, da Direcção Regional do Ordenamento do Território e Ambiente, abordará a temática da economia circular. O cientista João Canning Clode abordará de seguida o MARE – Marine and Environmental Sciences Centre.

Finalmente, Alexande Andrade, do Clube Naval do Seixal, falará sobre o tema “Desporto de Natureza e Desenvolvimento Sustentável”.

Para o sábado, na Escola Básica e Secundária com Pré-Escolar e Creche do Porto Moniz, estão previstos diversos seminários, a partir das 9h30, abordando temáticas tão diversas como as árvores madeirenses, os resíduos eléctricos ou electrónicos, a qualidade do ar que respiramos e outros assuntos. No final do dia serão divulgados os resultados do concurso regional Eco-Código 2018.

Entretanto, no domingo, dia 28, último dia, realizar-se-á uma saída de campo à Levada do Moinho, com a participação de vários professores. Diversas actividades práticas estão previstas.