Albuquerque vai segunda-feira à Camacha apresentar empreitada de remodelação do sistema de regadio da ARM

Miguel Albuquerque marca presença na próxima segunda-feira, pelas 15 horas, no Largo da Achada, na Camacha, na apresentação pública da empreitada ‘Remodelação do Sistema de Regadio da ARM na Ilha da Madeira – Rede de Distribuição’.

Esta empreitada, no valor de 6,7 milhões de euros (IVA incluído), co-financiada a 85% pelo PRODERAM 2020, privilegia a intervenção em canais secundários, que se encontram mais próximos dos terrenos agrícolas e dos regantes, visando reduzir perdas nos canais de rega e incrementar as condições de segurança.

A obra inclui 27 intervenções, contemplando vários subsistemas de regadio da ilha da Madeira, designadamente Calheta, Câmara de Lobos, Funchal, Machico, Ponta do Sol, Santa Cruz, Santana e Ribeira Brava, abrangendo 56 quilómetros de canais de água de rega e cerca de 12.780 regantes, numa área agrícola de aproximadamente 1.620 hectares.

A empreitada decorrerá em simultâneo em vários pontos, observando situações nos diversos subsistemas de regadio que carecem de intervenção urgente, sendo que a maior parte da obra (70%) ocorrerá no eixo Câmara de Lobos, Funchal e Santa Cruz, zonas identificadas como prioritárias para intervenção, refere um comunicado do Governo Regional. Arrancou já em Agosto de 2018, estando no terreno obras na levada do Blandy, em Santa Cruz, e na levada das Figueiras, em Machico.

A empreitada deverá estar concluída até Agosto de 2020.

A ARM envidará todos os esforços para minimizar os impactos no regadio agrícola nas zonas intervencionadas. O serviço de entrega de água para regadio será sempre a prioridade, garante o Governo.

Antes de ir à Camacha, o presidente do Governo tem aprazada, também para segunda-feira, uma visita ao novo auditório/sala de sessões da Escola Básica e Secundária de Santa Cruz.

“A nova infraestrutura ao serviço da comunidade escolar apresenta uma área aproximada de 100 metros quadrados, com capacidade para cerca de 70 pessoas e uma antecâmara de acesso com 20 metros quadrados, num investimento de 52.383,40 euros (IVA incluído). A sala de sessões foi construída onde, anteriormente, existia um pátio coberto adjacente ao edifício escolar, pelo que implicou a adaptação da antiga estrutura”, refere uma nota do GR.

Paralelamente, procedeu-se a adaptações em instalações sanitários confinantes à sala de sessões e à substituição dos perfis metálicos das juntas de dilatação no pavimento do pátio, bem como uma caleira danificada”.