Cuidados ao doente crítico colocam desafios à equipa multidisciplinar

Funchal jesuítas universidade
As Jornadas decorrem no Colégio dos Jesuítas.

Os cuidados ao doente crítico exigem enormes desafios da equipa multidisciplinar. Esta realidade foi transmitida num contexto de realização amanhã, 12 de outubro, das s Jornadas de Enfermagem: Cuidar o Doente Crítico – dos cuidados emergentes à reintegração, cuja sessão de abertura ocorre pelas 9.30 horas no Colégio dos Jesuítas, com a presença do secretário regional da Saúde.
Estas jornadas, que decorrem de 11 a 13 de Outubro são promovidas pelo Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira (SESARAM, E.P.E.) em parceria com o Serviço de Emergência Médica Pré-hospitalar do Serviço Regional de Proteção Civil da RAM e com a Associação de Investigação Científica do Atlântico (AICA).
De acordo com uma nota da secretaria, este evento técnico-científico “reúne mais de 150 profissionais de saúde e tem como principais objetivos promover o debate e reflexão sobre a abordagem integrada do doente crítico nos diferentes Serviços de Saúde da RAM, promover a partilha de experiências, estreitando laços de cooperação entre os diversos serviços e divulgar resultados de estudos científicos, no âmbito desta temática”.
A mesma nota refere que “as mudanças operadas em termos de complexidade dos problemas dos doentes e a permanente sofisticação dos meios de diagnóstico e terapêutica requerem dos enfermeiros que exercem a sua atividade profissional em unidades de emergência e urgência, bloco operatório e Cuidados Intensivos, uma constante atualização de conhecimentos. O número de enfermeiros com competências acrescidas na área do doente em situação de doença critica tem vindo a aumentar, na região e no País, pelo que a abordagem integrada beneficia da união de esforços dos diversos serviços intervenientes no tratamento do doente crítico, sendo essencialmente os serviços de Emergência Médica pré-hospitalar, Serviço de Urgência, Bloco Operatório e Cuidados Intensivos, os que mais de perto cuidam deste tipo de doentes”.
O primeiro dia das jornadas, 11 de outubro, é dedicado à realização de três cursos pré jornadas “SBV – DAE”, “Ventilação Não Invasiva” e “Princípios Fundamentais na Colocação de Mesas para Cirurgia”. Nos dias 12 e 13, o programa das Jornadas contempla diversas conferências e mesas redondas, com a participação de especialistas de reconhecida experiência nesta matéria.