Agenda Cultural da DRC destaca numerosas actividades e eventos culturais

A Agenda Cultural, uma publicação da Secretaria Regional do Turismo e Cultura, através da Direcção Regional da Cultura, reserva, para este mês de Outubro, diversas propostas que correspondem a diferentes gostos, idades e preferências.
O principal destaque do mês vai para a edição do Festival de Órgão da Madeira, que decorre entre os dias 19 e 28 e que, pela primeira vez, apresenta um concerto na ilha do Porto Santo, na Igreja da Nossa Senhora da Piedade. A “Ilha Dourada” acolhe também, de 9 a 12 de Outubro, o II Encontro Internacional de Poesia, sob o lema “A Poesia no Mundo: Para uma nova globalização”.
Paralelamente a estes eventos, integrados nas Comemorações alusivas aos 600 Anos do Descobrimento das Ilhas, prossegue o Concurso de Interpretação e Voz “Madeira a Cantar”, com inscrições abertas para os concelhos de Câmara de Lobos, Calheta, Ribeira Brava, Funchal Oeste, Machico e Ponta de Sol, através do e-mail madeiraacantar@gmail.com.
Este concurso tem mais uma eliminatória a 13 de Outubro, desta vez no Jardim de Santa Luzia (a primeira das duas eliminatórias reservadas ao concelho do Funchal), estando ainda prevista, neste mês, a eliminatória no concelho de Santa Cruz, concretamente a 27 de Outubro, salienta um comunicado.
Entretanto, no Mudas-Museu de Arte Contemporânea, depois do sucesso registado com a realização do Indie Lisboa International Film Festival Júnior, que termina nesta sexta-feira, dia 5, o destaque vai para o Concerto de Encerramento da II Temporada do MUDAS.HOTSummer, a ter lugar no dia 13 de Outubro, com um concerto a cargo de Maria João que se apresenta, pelas 21.00 horas, a solo, com o seu último álbum OGRE.
Também ao MUDAS chega o Projecto Cultural “Dar a Ver”, a 19 de Outubro, com a conferência “Panorama da Arte Portuguesa no Sec. XXI”, a cargo de Luíza Soares de Oliveira, um projecto que decorre, no dia seguinte, na Casa-Museu Frederico de Freitas, com a Conferência “Ourivesaria Portuguesa dos séculos XVI e XVII”, que terá como oradora Luísa Penalva.
Ainda neste mês, os museus tutelados pelo Governo Regional prosseguem as suas actividades semanais, direcionadas para um público diversificado e abrangendo as diferentes faixas etárias. Em matéria de eventos, destaque-se a comemoração do Dia das Bibliotecas Escolares que o Museu Etnográfico assinala entre os dias 23 a 26 de Outubro.
Finalmente, o Arquivo Regional e Biblioteca Pública da Madeira apresenta, entre os dias 8 e 20 de Outubro, o Mercado do Livro, uma boa oportunidade para a aquisição das edições da Direcção Regional da Cultura, a preços mais competitivos.
A Agenda Cultural está disponível para download através do link: http://cultura.madeira-edu.pt/LinkClick.aspx?fileticket=hxyrS_N5rIw%3d&tabid=781&language=pt-PT