Arqueologia subaquática em debate nos dias 3 e 4 no Porto Santo

A Secretaria Regional do Turismo e Cultura, em parceria com a ACIF, ao abrigo do programa comunitário INTERREG MAC, realiza no Porto Santo nesta quarta e quinta-feira, dias 3 e 4 de Outubro, as  IV Jornadas Transnacionais de Trabalho do Projecto MARGULLAR. Estarão juntos parceiros da Madeira, Açores, Canárias, Cabo Verde e Senegal, discutindo o tema da Arqueologia Subaquática Macaronésica. Os congressistas debaterão, também, o tema “Museus e Rotas: a tutela e a transmissão do património arqueológico de origem subaquática”.

Destinado a profissionais do sector do turismo desportivo (instrutores e empresas de mergulho), mergulhadores, profissionais do sector do património cultural, Eestudantes universitários das áreas da Cultura, das Humanidades, do turismo e do meio ambiente, arqueólogos e técnicos com interesse na área da arqueologia subaquática, pessoal das forças e órgãos de segurança do Estado e, no fundo, todas as pessoas que se relacionem, directa e indirectamente, com o mar, esta iniciativa visa a maior divulgação do património arqueológico subaquático em todas as regiões e países envolvidos, visando a sua preservação mas, também, a sua valorização e promoção turística, refere a SRTC.

Entre as intervenções, contam-se, no primeiro dia, a partir das 14 horas, no Centro Cultural e de Congressos do Porto Santo, a de Rita Marrero, do Cabildo de Lanzarote – Chefe de Fila do Projecto Margullar; as do presidente da Câmara do Porto Santo e da secretária regional do Turismo e Cultura; de Paulo Alexandre Monteiro, investigador do Instituto de Arqueologia e Paleociências da Universidade Nova de Lisboa, que falará sobre “A Carta Arqueológica Subaquática do Arquipélago da Madeira: da caça ao tesouro ao potencial científico-turístico”; de Augusto Salgado, professor de História Naval, director da Biblioteca e do Museu e Subdirector do Centro de Investigação Naval (CINAV), que falará sobre “O Património Cultural Subaquático na Barra de Lisboa. Uma aproximação multidisciplinar”; e ainda de Rui Carita, catedrático da Universidade da Madeira, que abordará o “Slot ter Hooge” e a arqueologia subaquática na Região Autónoma da Madeira – Os contactos com o Brasil, Uruguai, Cabo Verde, Moçambique e Emirados Árabes Unidos.

Jacinta Bugalhão, arqueóloga da Direcção Geral do Património Cultural de Portugal, discorrerá por seu turno sobre a temática “Problemáticas do património cultural subaquático da Madeira no quadro da arqueologia portuguesa”

Já no segundo dia, Tânia Casimiro, do Instituto de Arqueologia e Paleociências da Universidade Nova de Lisboa, abordará “Histórias, objectos e mitos. O que nos contam as colecções arqueológicas sobre a vida a bordo nas rotas transatlânticas”.

José Luís Neto, arqueólogo da Direcção Regional da Cultura do Governo dos Açores, falará sobre “Museus e rotas: a tutela e a transmissão do património arqueológico de origem subaquática nos Açores”

Já Carlos Carvalho falará sobre o tema “O Museu de Arqueologia e a sua história: um espaço de preservação e de transmissão do PCS de Cabo Verde”. Finalmente, Moussa Wele abordará o “Desenvolvimento de um circuito turístico subaquático. Gorée –Senegal”